Entenda o que é alopecia por tração e saiba como evitar a queda capilar!
Você sabe o que significa alopecia por tração? Não? Então continua lendo que nós te contamos sobre o que se trata esse assunto!
Mais recentemente, depois de Will Smith dar um tapa na cara de Chris Rock na cerimônia do último Oscar, a alopecia acabou ficando em alta nas discussões de todos os meios de comunicação durante um bom tempo. É válido destacar que antes de ocorrer esse episódio que marcou a história da academia de artes, essa doença não possuía muita visibilidade pelos meios de mídias tradicionais e até mesmo os não tradicionais. Por isso hoje vamos falar sobre a alopécia de tração.
Em vista do que foi dito, é importante esclarecer que o termo “alopecia” refere-se à queda de cabelo. Nesse sentido, é importante esclarecer também que, além de uma predisposição genética, como é o caso de algumas alopecias, também existe a alopecia por tração, que é ocasionada pelo fato do cabelo ser puxado de forma repetitiva muitas vezes.
O que causa a alopecia por tração?
Desse modo, é importante enfatizar que qualquer pessoa pode acabar desenvolvendo essa condição por alguns fatores, como amarrar o cabelo no estilo “rabo de cavalo” muito apertado, ou fazer um coque e tranças apertadas, em especial para aqueles costumam fazer uso de produtos químicos no cabelo, o que acaba enfraquecendo os fios.
Não obstante, é importante deixar claro que a alopecia por tração pode sim ser revertida caso você pare de puxar tanto o seu cabelo para trás, por exemplo. No entanto, caso você não mude a forma como você interage com o seu cabelo, possivelmente o problema pode acabar agravando-se e complicando com queda permanente do cabelo.
Além disso, a título de curiosidade mesmo, é válido destacar que médicos na Groenlândia acabaram identificando essa doença pela primeira vez no período entre o final do século XIX e no início do século XX.
Em síntese, os médicos acabaram descobrindo que as mulheres que estavam utilizando os famosos “rabo de cavalo” muito apertados estavam perdendo uma quantidade significativa de cabelo.
LEIA MAIS:
- Óleo de coco: 4 benefícios para o cabelo e a pele que você tem que conhecer!
- Aprenda como desentupir pia de banheiro com cabelo – 4 métodos caseiros!
Quais são os sintomas da alopecia por tração?
De forma mais inicial, a alopecia por tração pode acabar aparecendo como pequenas espinhas localizadas no couro cabeludo do indivíduo, como se fosse um cabelo inflamado.
Desse modo, na medida em que as condições da doença começam a progredir, um dos sintomas principais é a falta de cabelos e cabelos quebrados, também. Além disso, dependendo do tipo de penteado que você costuma utilizar, você pode passar a perceber as quedas em outras regiões de couro cabeludo.
Todavia, além da queda de cabelo que é um sintoma característico da alopecia por tração, também existem sintomas como:
- Vermelhidão do couro cabeludo;
- Erupções cutâneas;
- Sensação de dor ou de pontada no seu couro cabeludo;
- Coceira;
- Pele descascada;
- Foliculite (inflamação dos folículos capilares);
- Bolhas cheias de pus em seu couro cabeludo.
Dependendo do nível em que esse problema encontra-se, os folículos capilares podem acabar ficando extremamente danificados a ponto de não poderem mais produzir cabelos novos.
Não obstante, é fundamental deixar claro que os sintomas de outros tipos de alopecia são diferentes da alopecia de tração. Na realidade, em outros tipos dessa doença, a queda do cabelo passa a ocorrer em manchas por todo o couro cabeludo, em “ordem aleatória”.
No entanto, a alopecia por tração mostra seus efeitos na parte que o cabelo foi puxado com muita força.
Amarrar o cabelo com força pode causar esse tipo de alopecia?
Sim! Você pode acabar desenvolvendo alopecia por tração somente de usar o seu cabelo amarrado e muito apertado, tencionando o couro cabeludo.
Portanto, você pode acabar perdendo muito cabelo se:
- Puxar o cabelo para trás em um rabo de cavalo apertado ou até mesmo o coque;
- Utilizar tranças tão apertadas que tencionam o cabelo, o mesmo serve para dreadlocks;
- Utilizar a extensão de cabelo ou tramas que acabam pensando o seu cabelo;
- Colocar o cabelo em bobes e rolos durante a noite.
Na realidade, qualquer movimentação abrupta e forte que você faça com seu cabelo pode acabar afetando seu couro cabeludo e desenvolvendo a alopecia por tração.
Os homens, inclusive, podem adquirir pontos de alopecia capilar até na barba caso puxem demais os fios. Quando você vai amarrar o cabelo e puxa demais os fios, amarrando-os em seguida, você está colocando uma pressão muito grande nos folículos do couro cabeludo, basicamente quase arrancando-os pela raiz.
Além disso, mesmo afetando pessoas de todas as idades, estima-se que esse problema possa ser mais frequente com pessoas mais velhas, na medida em que vamos puxando o cabelo e danificando-o com o transcorrer do tempo.
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!