3 grandes mitos sobre terapia nos quais você sempre acreditou
Há muitos mitos ligados à terapia, o que impede diversas pessoas de buscarem tratamento. Hoje viemos desmentir alguns deles.
Diversas pessoas precisam de terapia, mas se afastam desse processo por conta de preconceitos, muitas vezes provocados por mitos que ouvimos no dia a dia. Acontece que a terapia pode ser muito valiosa para todos os indivíduos, e quem consegue se abrir à experiência pode ter benefícios inimagináveis.
Com ela, é possível ter um aprimoramento pessoal, além de um desenvolvimento de questões psicológicas, tocando em pontos que, sozinhos, não seria tão possível assim, até porque não temos o conhecimento de anos dos profissionais.
Se você já ouviu coisas sobre a terapia que te afastaram de buscar esse serviço, hoje viemos desmentir diversos mitos para, assim, você dar o primeiro passo em busca do seu aprimoramento pessoal. Confira abaixo!
3 mitos sobre terapia
Terapia é para pessoas com doenças psicológicas ou mentais
“Coisa de louco” é a frase que muitas pessoas escutam quando falam sobre terapia. A verdade é que esse termo está lotado de preconceito contra pessoas com doenças mentais, e esse é o maior mito que se conta sobre a terapia.
Não é preciso ter uma doença mental para fazer terapia, pois qualquer pessoa aproveita as técnicas utilizadas nas sessões. Isso porque elas ajudam as pessoas a lidarem melhor com seus problemas, além de ressignificar acontecimentos do passado que podem atrapalhar a trajetória de vida.
Mais do que um tratamento para alguma doença, a terapia é uma forma de enxergar melhor os problemas e acontecimentos do cotidiano, além de fortalecer o desenvolvimento pessoal, a fim de ter mais confiança para lidar com a vida ou momentos específicos de dificuldade.
LEIA MAIS: 4 truques de comunicação pessoal que farão as pessoas gostarem mais de você
Terapia é caro
Existem, é claro, profissionais que cobram valores altos pelos seus serviços, bem como existem aqueles que cobram um valor mais acessível. O valor da consulta não vai definir a qualidade do profissional, o que define é a conexão que vocês irão criar.
Se você está sem dinheiro nenhum para começar a terapia, hoje existem algumas universidades ou prefeituras que oferecem atendimento gratuito, o que pode ser de grande valia para você dar um passo à frente e cuidar melhor de si.
Além disso, existem diversas áreas e técnicas de terapia, cada uma com valores e frequências diferentes. Você pode combinar com seu terapeuta um valor e uma frequência que caibam no seu bolso. Pode ter certeza que o que não falta são profissionais para isso.
LEIA MAIS: 6 atitudes para tomar se quiser mudar sua vida de verdade
O tratamento é muito longo
Não necessariamente! Existem, sim, profissionais que optam por tratamentos e acompanhamentos mais longos com seus pacientes, como aqueles que, ao identificar o problema, preferem fazer isso em um número de sessões fixas e menores. Há também os pacientes que preferem ficar anos na terapia, pois se sentem bem com o acompanhamento.
Isso quer dizer que o tempo de tratamento depende muito da abordagem do terapeuta, do motivo da procura e do desenvolvimento do paciente.
Por isso, não se assuste por seu conhecido estar há dois anos seguidos visitando o consultório, pois pode ser uma escolha dele ou o tratamento individual. Procure um terapeuta, veja como é seu trabalho e se abra para a oportunidade de ficar um tempo sendo tratado.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.