4 hábitos que são tóxicos em um relacionamento – e não percebemos

Você pode não entender porque seu relacionamento está definhando, mas estes hábitos tóxicos podem ter a ver.

Hoje em dia, temos muito acesso às definições de relacionamentos tóxicos. Por muito tempo, as pessoas foram vivendo e se relacionando da forma que foram ensinadas ou foram submetidas desde a infância. O resultado disso foi muitos relacionamentos duradouros, mas infelizes.

Mesmo com as informações disponíveis atualmente, muitas pessoas continuam reproduzindo atitudes tóxicas dentro do relacionamento, talvez por não acreditarem que isso tenha um peso tão grande. Isso põe em risco a relação e a saúde mental de ambos os envolvidos.

Se algo não vai bem em sua relação, e você sente que tudo que você faz tem um peso grande na vivência de vocês, talvez esteja reproduzindo algumas destas atitudes. Calma, não queremos te julgar! Só queremos te ajudar a reparar isso, e conviver melhor com o seu amor.

Por isso, veja alguns exemplos de atitudes tóxicas que você pode estar tendo dentro da relação.

LEIA MAIS: 4 signos do zodíaco que não correm atrás de ninguém

Esperar muito de seu parceiro dentro da relação

É verdade que dizem que é preciso amizade e companheirismo dentro de um relacionamento amoroso. No entanto, quando se espera sempre que seu parceiro faça papel de melhor amigo, de tutor, confidente, e cubra seus erros, você pode estar esperando demais dele.

Você precisa ter um certo limite nessa relação, ou então irá sobrecarregar seu companheiro. Você já tem amigos para fazer atividades de amigos, você pode procurar por profissionais para serem seus tutores, e suas confidências podem ser divididas com outra pessoa de confiança, não só com ele.

Esperar que ele seja tudo para você pode sufocar, e acabar quebrando o encanto dessa pessoa sobre você. Deixe que ele seja seu parceiro, acima de tudo, e compartilhe com ele o necessário para manterem a relação acesa.

Ter muito ciúme

Já sabemos que o ciúme é um sentimento tóxico, mas precisamos sempre lembrar dele, pois ainda existem pessoas que o romantizam. Se você costuma controlar o que seu companheiro veste, com quem fala, suas redes sociais, o que posta, e os lugares que ele pode ou não ir, isso é extremamente tóxico.

Se você não confia na pessoa que está ao seu lado, como espera ter uma relação saudável com ela? Isso afasta a pessoa de você, e faz com que o relacionamento se desgaste pouco a pouco, à medida que essas cobranças avançam e a pessoa se sente presa.

Querer estar sempre junto

Cada lado da relação tem uma vida própria, mas algumas pessoas não entendem isso. Desejam estar a todo o momento junto, e se não puderem estar ao lado dos parceiros, preferem não fazer nada.

Você pode muito bem ter atividades que não incluam seu companheiro, como sair com seus amigos, praticar um esporte, assistir a um filme sozinha, dentre outras atividades. Por mais que estar junto de quem ama seja bom, é tóxico precisar da outra pessoa para viver tudo.

LEIA TAMBÉM: 4 erros que pessoas com baixa autoestima cometem no amor

Não respeitar o tempo do outro

Você ama seu parceiro e quer ver o melhor dele, tanto profissionalmente como na área pessoal. Mas isso não te dá o direito de acelerar as coisas, e tentar impulsionar a qualquer custo o desenvolvimento dele.

Entenda, qualquer um tem seu tempo! Você pode incentivar seu crescimento, e a busca pela evolução em diversas áreas, mas não pode forçar isso e fazer a pessoas se sentir mal por dar um passo maior que deseja.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.