5 cursos superiores que mais decepcionam os graduados
A escolha pela área de graduação é um marco importante na vida de um jovem, mas que muitas vezes decepciona.
O término da educação básica é marcado como um período de muita ansiedade para uma grande parte dos jovens. Isso ocorre porque a entrada na faculdade é uma decisão importante, que parece ser urgente nessa época.
Muitos jovens se sentem pressionados a decidirem seus futuros acadêmicos no final da adolescência e temem fazer a escolha errada. Embora seja possível mudar de ideia mais tarde, muitos estudantes se prendem a anos de estudo em cursos que não gostam apenas para obter o tão sonhado diploma.
Nesse contexto, muitos estudantes acabam se decepcionando com os cursos que escolheram, seja porque não atingem suas expectativas ou devido ao mercado de trabalho, que muitas vezes já está saturado, gerando uma grande competição entre os profissionais ou não oferecendo a remuneração esperada.
Cursos superiores que mais decepcionam os graduados
Para identificar quais são os cursos que mais decepcionam os estudantes, a plataforma de seleção e processos seletivos ZipRecruiter realizou uma pesquisa. Para isso, pediu a opinião de mais de 1500 pessoas já formadas para descobrir quais áreas são mais frequentemente associadas ao arrependimento da escolha.
LEIA MAIS: Estes são os signos mais inteligentes do zodíaco: será que o seu é um deles?
A pesquisa gerou resultados muito interessantes. A seguir, você encontrará os 5 cursos superiores que mais decepcionaram os graduados na área.
5º. Licenciatura
Apesar de ser uma das áreas mais importantes de todos os tempos, os professores e educadores não se sentem valorizados. De acordo com a pesquisa, 61% dos profissionais da área responderam que já se sentiram desrespeitados por instituições, alunos e pais.
Além disso, muitos profissionais da educação consideram a remuneração muito baixa e se sentem dispensáveis pela população. No entanto, é inegável a importância da profissão para a formação de todos os indivíduos.
4º. Comunicação
Durante a pesquisa, 64% dos participantes que se formaram na área de comunicação se sentem desvalorizados. Isso ocorre devido à alta competitividade no mercado de trabalho, o que leva a uma remuneração baixa e dificuldade de inserção na área.
3º. Artes
Apesar de talentosos, os graduados em artes também enfrentam a desvalorização de seu trabalho. No estudo, 72% dos profissionais responderam que a falta de oportunidades gera um grande arrependimento pela escolha.
Isso ocorre devido à escassez de oportunidades no mercado de trabalho, forçando os artistas a dependerem da atuação independente. No entanto, essa forma de produção nem sempre gera renda suficiente, levando-os a buscar uma segunda fonte de renda para sustento.
2º. Sociologia
De acordo com 72% dos participantes, a área de sociologia é pouco valorizada pela população, principalmente nas últimas décadas. Eles também relatam a limitada variedade de oportunidades de trabalho, muitas vezes sendo forçados a buscar carreiras na docência devido à baixa remuneração e às poucas opções disponíveis.
LEIA TAMBÉM: Por que as sobrancelhas ficam finas na velhice?
1º. Jornalismo
O jornalismo aparece em primeiro lugar entre os cursos mais decepcionantes, devido à alta competitividade no mercado e aos salários baixos, de acordo com os participantes. 87% dos jornalistas do estudo se mostraram insatisfeitos com a área.
Esse cenário pouco atrativo para os jornalistas muitas vezes os obriga a procurar emprego em outras áreas, como comunicação, que também está na lista de arrependimentos.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.