5 mitos comuns sobre lavar louças nos quais muitos acreditam!
Embora muitas pessoas não saibam, existem muitos mitos sobre as máquinas e as maneiras de lavar louça; confira
Lavar louça é uma tarefa que geralmente consideramos fácil, seja lavando manualmente ou em uma máquina própria para isso. Para lavar louça, basta tirar a comida do prato e esfregar o detergente. Porém, devemos informar que existe muita desinformação circulando pelas redes sociais no que se refere a como preparar os pratos para serem lavados e como realmente deixá-los brilhantes. Nesse emaranhado de dicas, existem diversos mitos acerca do ato de lavar a louça. Com a finalidade de romper com esses mitos, separamos alguns que circulam pela internet e que você precisa conhecer.
Confira cinco mitos comuns sobre lavar louça
Você pode higienizar suas esponjas
Depois de um tempo usando a mesma esponja, precisamos concordar que elas acabam ficando muito nojentas. Nesse estado, elas devem ser evitadas, uma vez que ninguém gosta de germes por toda a superfície de talheres e pratos. Em vista disso, muitas pessoas acreditam que higienizar a esponja é uma forma de as manter limpas e de se livrar dos micro-organismos.
Para isso, existem aqueles que colocam as esponjas no micro-ondas ou na lava-louça. No entanto, o que você precisa saber é que essa premissa é completamente falsa. Isso não fará com que ela fique limpa. Se você quer uma esponja limpa e livre de germes e bactérias, após usá-la por três semanas seguidas, compre uma nova.
LEIA MAIS: 4 sinais de que é hora de jogar fora a esponja de lavar louça
Quanto mais detergente você colocar, melhor
Infelizmente, por mais que essa afirmação pareça ser completamente lógica, o fato de colocar mais detergente na esponja não significa que você fará uma limpeza perfeita. Na realidade, isso pode acabar resultando em resíduo de sabão persistente e de difícil remoção. Então, entenda que essa premissa é um mito.
Você precisa usar água o mais quente possível ao lavar pratos à mão
Claro que a água quente é muito mais eficiente para limpar restos secos de comida ou para remover a gordura grudada. Ou seja, a água quente, ou morna, funciona como uma arma secreta na lavagem de louça. No entanto, isso não significa que você tem que usá-la todas as vezes que for higienizar a louça.
Isso é mais um dos mitos que circulam na internet. Por exemplo, se algum dos pratos, no momento de lavar a louça, estiver com resíduos de laticínios ou amido, como batata, a água quente deixará a superfície que você quer limpar completamente pegajosa. Nesses casos, o recomendado é usar água gelada.
Você precisa enxaguar os pratos antes de colocá-los na máquina de lavar louça
Limpar muito bem os pratos antes de colocá-los na lava-louça pode parecer uma boa ideia. No entanto, isso pode fazer com o que os pratos fiquem efetivamente menos limpos do que antes. Isso acontece, porque o detergente atua com resíduos de alimentos que estejam na louça para poder fazer a limpeza. Ou seja, se não existir comida para ser limpa nem algum tipo de resíduo, a máquina é menos eficiente.
Além disso, os sensores de uma máquina de lavar louça determinam o quão difícil será para lavar um prato. Se os pratos forem lidos pela máquina como limpos, ela simplesmente não ligaria nem funcionaria. Então, é um grande mito que você precisa fazer uma lavagem antes de colocar sua louça na máquina.
LEIA TAMBÉM: Otimize o seu tempo! Saiba como lavar a louça da forma correta
Você não precisa limpar sua máquina de lavar louça
Um dos grandes mitos que circulam na internet é que você não precisa fazer a limpeza da máquina de lavar louça. O fato de não limpar a lavadora parece significar economia de tempo. No entanto, essa é uma premissa completamente inválida.
Ocorre que, se você deixar a máquina suja, você terá pratos sujos e não limpos. Então, dedicar um tempo do mês para a limpeza dela é importantíssimo. Assim como toda máquina, a de lavar louças também precisa de manutenção, a qual inclui a limpeza. Para isso, você pode adicionar uma tigela de vinagre ao rack superior para poder tirar o acúmulo de sujeira da água.
Se você se interessou pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!