6 sinais de que você está deixando sua mente te dominar
Para conquistar a si mesmo e sem bem-sucedido, primeiro é preciso não deixar sua mente te dominar
Já dizia Lao Tzu: “aquele que conquista os outros é forte; aquele que vence a si mesmo é poderoso”. A premissa é válida principalmente em casos nos quais somos verdadeiros escravos da nossa cabeça. E existem sinais claros de que, de repente, você está deixando sua mente te dominar.
Embora a gente queira sair dominando o mundo, na maioria das vezes somos escravos de nossas mentes, em vez de controlá-las. Ansiedade, pensamentos negativos frequentes e falta de controle emocional são sinais claros disso.
6 sinais de estar deixando sua mente te dominar
Não conseguir pensar diferente
Você consegue mudar a forma de pensar segundo a situação exige? Ou não dança conforme a música e se prende a conceitos preconcebidos? A falta de capacidade para mudar padrões de pensamento é um dos sinais claros de que sua mente te domina.
Ser consciente dos próprios pensamentos permite que você transforme negatividade em realidade. Consequentemente, será mais fácil tomar decisões precisas que lhe favoreçam. E, sobretudo, desenvolver uma mentalidade nova e mais positiva.
LEIA MAIS: Como não ligar para o que os outros pensam? Siga essas dicas!
Você deixa a mente te dominar se faz as coisas no piloto automático
Outro sinal de que está deixando sua mente te dominar é fazer as coisas sempre no piloto automático. Em outras palavras, agir sem prestar atenção no que está fazendo. Entretanto, isso pode ser um escape para lidar com estresse, ansiedade ou depressão.
Assim, quando beira o esgotamento, normalmente se sente incapaz de deliberar conscientemente sobre a própria vida. Como resultado, age no impulso, reforçando a ideia de ser um escravo dos hábitos mentais.
Não se atentar aos padrões de pensamento
Você avalia como seus pensamentos afetam suas emoções? Não ter consciência dos próprios padrões de pensamento indica incapacidade em dominar sua mente. Os pensamentos afetam diretamente comportamentos, ações e reações.
Sendo assim, pensar sempre de forma negativa leva a atitudes pessimistas e reduz a autoestima. Por outro lado, a autoconsciência permite que você se autoavalie e compreenda melhor sua mente.
Acreditar cegamente em todos os seus pensamentos
Ao mesmo tempo, agir em função apenas dos pensamentos, em vez de tomar decisões baseadas em fatos, é sinal de que deixa sua mente de dominar. Ainda que seja importante prestar atenção aos pensamentos, é fundamental permitir a racionalidade.
Confiar menos na própria intuição
Você sabia que, em muitos casos, confiar na própria intuição nos leva às melhores decisões? O problema é que, na maioria das vezes, deixamos que nossa mente tome a frente e decida por nós, ignorando nossos sentimentos.
Por isso, tente sempre conciliar intuição e raciocínio lógico. Este é um dos primeiros passos par dominar sua mente, e não se tornar um escravo dela.
LEIA TAMBÉM: 3 sinais de que você está sabotando a sua felicidade
Buscar um significado mais profundo em tudo
Ok, pensamentos críticos e profundos são, sim, fundamentais para quebrar paradigmas. Entretanto, o excesso em procurar significados subjacentes, mais espirituais ou psicológicos por trás das coisas faz com que você esteja sempre atrás de explicações.
Daí, nenhuma justificativa ou resultado será suficiente para saciar sua busca. Por outro lado, aceitar as coisas como são, pelo menos um pouquinho, lhe permite concentrar energia no que é realmente importante para você.
E como cessar o ciclo e não deixar a mente te dominar? Tendo a certeza de que sua consciência, intelecto e determinação são mais fortes. Estes três fatores combinados fazem com que você controle sua mente e, consequentemente, sua própria vida.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.