Afinal, o fone intra-auricular prejudica a audição? Veja os efeitos!

Será que o uso dos fones de ouvido podem afetar na nossa audição no curto e longo prazo? Confere aqui se isso é possível!

Você já retirou os seus fones de ouvido depois de escutar música com um som relativamente alto e passou a ouvir alguns zumbidos? De fato, para algumas pessoas isso pode ser um tanto assustador, e pode até nos fazer questionar se realmente acabamos de estragar completamente a nossa audição.

Além disso, pode acabar contribuindo ainda mais para essa atmosfera de preocupação se os zumbidos continuam persistindo no dia a dia, reforçando ainda mais a hipótese de que possivelmente seu ouvido foi afetado por escutar música muita alta no fone de ouvido. Mas será que isso não é uma paranoia da nossa cabeça? Será que os fones de ouvido intra-auriculares prejudicam a nossa audição? Confere aqui que nós vamos sanar todas essas dúvidas!

Fone de ouvido intra-auricular prejudica a nossa audição?

Sucintamente, da forma mais breve possível: não! Os fones de ouvido em geral, incluindo o modelo intra-auricular, não são realmente prejudiciais. Na realidade, os fones de ouvido não são exatamente os culpados por você ouvir zumbidos ou por degradar a sua audição. O problema está realmente relacionado ao modo como você utiliza esse apetrecho.

Portanto, quando são usados de forma incorreta, os fones de ouvido podem causar os seguintes problemas: perda auditiva, infecção de ouvido, dor de ouvido e vertigem.

O que o uso incorreto dos fones intra-auriculares pode causar?

Saiba um pouco mais sobre esses efeitos:

Perda auditiva:

Em síntese, a perda auditiva caracteriza-se por ser ou parcial ou completa, tornando o sujeito incapaz de ouvir qualquer som. Além disso, uma das suas características principais é a exposição ao barulho. Desse modo, é importante destacar que geralmente a perda auditiva ocorre devido aos danos que são causados nas células ciliadas, as estruturas responsáveis por fazer a transmissão através das orelhas diretamente para o cérebro. Essas células normalmente costumam se regenerar, porém, dependendo do tempo de exposição ao barulho, um número significativo das células ciliadas pode acabar sendo destruído completamente, fazendo com que o sujeito nunca mais volte a ouvir novamente.

Por conseguinte, o zumbido que as pessoas geralmente escutam depois de tirar o fone pode ser um sintoma de que está havendo mudanças drásticas de som dentro da sua orelha, o que pode acabar refletindo diretamente na perda auditiva.

LEIA MAIS: 5 aparelhos eletrônicos realmente úteis para quem pratica corrida

Infecção de ouvido:

A segunda maneira como o uso inadequado do fone de ouvido intra-auricular prejudica a nossa audição é através de infecções de ouvido.

As infecções de ouvido geralmente são ocasionadas quando o ouvido médio passa a ser infectado por uma determinada bactéria, envolvendo diretamente inflamação e acúmulo de fluido, o que acaba tornando um processo extremamente doloroso para quem acaba tendo esse problema.

Desse modo, é fundamental que você higienize os seus fones de ouvido intra-auriculares, visto que a falta de higienização pode acabar fazendo com que você introduza bactérias no seu ouvido, ocasionando alguma infecção. Também, é importante que você evite compartilhar seus fones de ouvido para que não ocorra essa troca de bactérias ou que você acabe pegando isso de alguém.

Dor no ouvido:

É fundamental deixar claro que se seu fone de ouvido intra-auricular for colocado de forma incorreta ou se ele não possui o tamanho adequado para a sua orelha, você acabará sentindo dor no ouvido. E, consequentemente, essa dor pode acabar espalhando-se para o ouvido interno e para partes mais próximas, como a mandíbula e a cabeça.

De fato, grande parte dos fones de ouvido segue um padrão de confecção, porém, o corpo humano possui medidas distintas, e isso também vale para a orelha. Para contornar esse problema, os fabricantes costumam incluir junto aos fone de ouvidos intra-auriculares alguns pares de borracha para encaixe no ouvido.

LEIA TAMBÉM: Por que os mosquitos voam próximo aos ouvidos? Entenda!

Vertigem:

Em suma, a vertigem caracteriza-se por uma sensação de tontura ou até mesmo de desequilíbrio. Desse modo, uma das principais causas desse problema está atrelado ao ouvido interno, parte responsável pelo nosso equilíbrio de corpo. Nesse sentido, é importante destacar que o ouvido interno regula nosso equilíbrio por duas estruturas: os canais semicirculares e o vestibular. Ou seja, quando ouvimos música muita alta no fone de ouvido, essas estruturas podem acabar sendo danificadas, o que pode acarretar em uma série de problemas no futuro, como problemas de transmissão de sinais ao nosso cérebro.

Você já sabia dessas maneiras como o uso incorreto do fone intra-auricular pode prejudicar nossa audição? Continua explorando o Lê Mundo para ver mais conteúdos como este.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado