Sofre de Refluxo? Veja os alimentos para melhorar os seus sintomas!

Saiba quais são os alimentos que podem melhorar os sintomas do refluxo

Confira neste artigo os principais alimentos bons para refluxo!

O refluxo gastroesofágico é um distúrbio digestivo que gera sintomas desde a sensação de queimação no estômago e/ou garganta até a uma ânsia de vômito insuportável que pode afetar nas atividades diárias de quem sofre com esse problema.

Além disso, é possível que hajam outros sintomas, como, por exemplo, infecção de ouvido de repetição, amigdalite de repetição, crises de asma, dificuldade para engolir.

Essa doença é causada quando ocorre uma alteração no esfíncter esofágico, que provoca o retorno do ácido do estômago para o esôfago. Com isso, além de causar dores e desconfortos, o refluxo também provoca irritações e ferimentos na mucosa do tubo alimentar.

No entanto, além do tratamento médico indicado por um profissional especialista, existem alguns alimentos bons para refluxo. Pois, eles ajudam a minimizar os seus sintomas e a melhorar os desconfortos.

Por isso, continue lendo esse artigo até o final para descobrir quais são os alimentos bons para refluxo.

LEIA MAIS: 5 Incríveis benefícios da pera para a sua saúde! Confira!

Sintomas Não Tão Típicos de Refluxo

Apesar de o refluxo ser conhecido principalmente pela queimação e azia, há outros sintomas que são considerados atípicos. Portanto, é necessário ter bastante atenção a eles. Pois, a doença do refluxo necessita de tratamento, mesmo que ele envolva apenas medidas alimentares, incluindo também alimentos bons para refluxo, além de alguns hábitos de vida. Pois, a agressão causada pelo conteúdo ácido no nosso esôfago pode levar a consequências mais graves e até mesmo ao desenvolvimento futuro de malignidades.

Por isso, separamos neste tópico alguns sintomas que não são tão típicos da doença do refluxo para que você fique atento e procure. Por exemplo, alguns deles são:

  1. Dor no peito;
  2. Sensação de saciedade precoce;
  3. Náuseas;
  4. Dor de garganta;
  5. Desgaste do esmalte dos dentes;
  6. Rouquidão;
  7. Sinusite crônica;
  8. Dificuldade para engolir;
  9. Chiado no peito;
  10. Aftas orais.

Alimentos Bons Para Refluxo

Vegetais e folhosos

Os vegetais e os folhosos (principalmente os verdes escuros) são ricos em fibras e diversas vitaminas e minerais fundamentais para uma boa digestão e para a melhora dos sintomas do refluxo. Por isso, são dois tipos de alimentos bons para refluxo!

Portanto, é muito importante que você os inclua na sua alimentação. Portanto, comece a consumir vegetais e folhas, tais como:

  1. Couve;
  2. Alface;
  3. Espinafre;
  4. Aipo;
  5. Brócolis;
  6. Gengibre;
  7. Manjericão.

Frutas

As frutas são excelentes aliadas para quem tem refluxo, pois elas atuam melhorando a secreção de ácido no estômago, além de no seu retorno para o tubo alimentar. No entanto, na hora de escolhê-las, prefira as menos ácidas, como:

  1. Banana;
  2. Coco;
  3. Goiaba;
  4. Abacate;
  5. Maçã;
  6. Uva;
  7. Melancia.

Grãos e sementes

Os grãos e sementes são boas fontes de gorduras boas, como o ômega 3 e o ômega 6. Com isso, eles ajudam a melhorar os sintomas de azia e dores estomacais. Bons exemplos desses alimentos são:

  1. Castanha de caju;
  2. Castanha do Pará;
  3. Semente de chia;
  4. Semente de linhaça;
  5. Pistache;
  6. Macadâmia.

LEIA MAIS: 9 Problemas causados pelo consumo frequente de energético! Confira!

Leguminosas

Além de ajudar a minimizar os sintomas do refluxo, as leguminosas também previnem anemia, prisão de ventre e dores intestinais. Portanto, é muito importante que você tenha em sua alimentação diária os seguintes alimentos:

  1. Feijão;
  2. Lentilha;
  3. Grão-de-bico;
  4. Ervilha.

Quando se preocupar com o refluxo?

É necessário sempre procurar ajuda médica para acompanhar os seus sintomas. Porém, há alguns sinais de alarme que indicam que você deverá procurar atendimento médico o mais rápido possível. Os principais são:

  1. Sintomas em maiores de 60 anos;
  2. Anemia presente;
  3. Dificuldade para engolir;
  4. Dor de garganta;
  5. Perda de peso;
  6. Perda do apetite;
  7. Vômitos com sangue ou vômitos persistentes;
  8. História familiar de câncer gástrico;
  9. Tosse que não passa;
  10. Alteração da fala;
  11. Caroço ou massa na região abdominal.

Gostou desse artigo? Conheça vários outros semelhantes aqui no Lê Mundo!

alimentosrefluxo
Comments (0)
Add Comment