Sofre de Refluxo? Veja os alimentos para melhorar os seus sintomas!

Saiba quais sĂŁo os alimentos que podem melhorar os sintomas do refluxo

Confira neste artigo os principais alimentos bons para refluxo!

O refluxo gastroesofĂĄgico Ă© um distĂșrbio digestivo que gera sintomas desde a sensação de queimação no estĂŽmago e/ou garganta atĂ© a uma Ăąnsia de vĂŽmito insuportĂĄvel que pode afetar nas atividades diĂĄrias de quem sofre com esse problema.

Além disso, é possível que hajam outros sintomas, como, por exemplo, infecção de ouvido de repetição, amigdalite de repetição, crises de asma, dificuldade para engolir.

Essa doença é causada quando ocorre uma alteração no esfíncter esofågico, que provoca o retorno do åcido do estÎmago para o esÎfago. Com isso, além de causar dores e desconfortos, o refluxo também provoca irritaçÔes e ferimentos na mucosa do tubo alimentar.

No entanto, além do tratamento médico indicado por um profissional especialista, existem alguns alimentos bons para refluxo. Pois, eles ajudam a minimizar os seus sintomas e a melhorar os desconfortos.

Por isso, continue lendo esse artigo até o final para descobrir quais são os alimentos bons para refluxo.

LEIA MAIS: 5 IncrĂ­veis benefĂ­cios da pera para a sua saĂșde! Confira!

Sintomas NĂŁo TĂŁo TĂ­picos de Refluxo

Alimentos bons para refluxo.

Apesar de o refluxo ser conhecido principalmente pela queimação e azia, hĂĄ outros sintomas que sĂŁo considerados atĂ­picos. Portanto, Ă© necessĂĄrio ter bastante atenção a eles. Pois, a doença do refluxo necessita de tratamento, mesmo que ele envolva apenas medidas alimentares, incluindo tambĂ©m alimentos bons para refluxo, alĂ©m de alguns hĂĄbitos de vida. Pois, a agressĂŁo causada pelo conteĂșdo ĂĄcido no nosso esĂŽfago pode levar a consequĂȘncias mais graves e atĂ© mesmo ao desenvolvimento futuro de malignidades.

Por isso, separamos neste tĂłpico alguns sintomas que nĂŁo sĂŁo tĂŁo tĂ­picos da doença do refluxo para que vocĂȘ fique atento e procure. Por exemplo, alguns deles sĂŁo:

  1. Dor no peito;
  2. Sensação de saciedade precoce;
  3. NĂĄuseas;
  4. Dor de garganta;
  5. Desgaste do esmalte dos dentes;
  6. RouquidĂŁo;
  7. Sinusite crĂŽnica;
  8. Dificuldade para engolir;
  9. Chiado no peito;
  10. Aftas orais.

Alimentos Bons Para Refluxo

Vegetais e folhosos

Os vegetais e os folhosos (principalmente os verdes escuros) sĂŁo ricos em fibras e diversas vitaminas e minerais fundamentais para uma boa digestĂŁo e para a melhora dos sintomas do refluxo. Por isso, sĂŁo dois tipos de alimentos bons para refluxo!

Portanto, Ă© muito importante que vocĂȘ os inclua na sua alimentação. Portanto, comece a consumir vegetais e folhas, tais como:

  1. Couve;
  2. Alface;
  3. Espinafre;
  4. Aipo;
  5. BrĂłcolis;
  6. Gengibre;
  7. ManjericĂŁo.

Frutas

As frutas sĂŁo excelentes aliadas para quem tem refluxo, pois elas atuam melhorando a secreção de ĂĄcido no estĂŽmago, alĂ©m de no seu retorno para o tubo alimentar. No entanto, na hora de escolhĂȘ-las, prefira as menos ĂĄcidas, como:

  1. Banana;
  2. Coco;
  3. Goiaba;
  4. Abacate;
  5. Maçã;
  6. Uva;
  7. Melancia.

GrĂŁos e sementes

Os grĂŁos e sementes sĂŁo boas fontes de gorduras boas, como o ĂŽmega 3 e o ĂŽmega 6. Com isso, eles ajudam a melhorar os sintomas de azia e dores estomacais. Bons exemplos desses alimentos sĂŁo:

  1. Castanha de caju;
  2. Castanha do ParĂĄ;
  3. Semente de chia;
  4. Semente de linhaça;
  5. Pistache;
  6. MacadĂąmia.

LEIA MAIS: 9 Problemas causados pelo consumo frequente de energético! Confira!

Leguminosas

AlĂ©m de ajudar a minimizar os sintomas do refluxo, as leguminosas tambĂ©m previnem anemia, prisĂŁo de ventre e dores intestinais. Portanto, Ă© muito importante que vocĂȘ tenha em sua alimentação diĂĄria os seguintes alimentos:

  1. FeijĂŁo;
  2. Lentilha;
  3. GrĂŁo-de-bico;
  4. Ervilha.

Quando se preocupar com o refluxo?

É necessĂĄrio sempre procurar ajuda mĂ©dica para acompanhar os seus sintomas. PorĂ©m, hĂĄ alguns sinais de alarme que indicam que vocĂȘ deverĂĄ procurar atendimento mĂ©dico o mais rĂĄpido possĂ­vel. Os principais sĂŁo:

  1. Sintomas em maiores de 60 anos;
  2. Anemia presente;
  3. Dificuldade para engolir;
  4. Dor de garganta;
  5. Perda de peso;
  6. Perda do apetite;
  7. VĂŽmitos com sangue ou vĂŽmitos persistentes;
  8. HistĂłria familiar de cĂąncer gĂĄstrico;
  9. Tosse que nĂŁo passa;
  10. Alteração da fala;
  11. Caroço ou massa na região abdominal.

Gostou desse artigo? Conheça vĂĄrios outros semelhantes aqui no LĂȘ Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não serå publicado