Aplicativos de namoro: vilões ou mocinhos no amor? Descubra o lado tenebroso dessas plataformas!
Dados mostram que a eficácia dos aplicativos de namoro é baixa.
Durante séculos, encontrar nossa “metade da laranja” limitou-se aos nossos círculos sociais. Vizinhos, igreja, festas de amigos e até escola. Entretanto, com a chegada da internet, isso mudou. Primeiro, por meio de salas de bate-papo de jogos. Depois, via redes sociais com curtidas e pequenos comentários em fotos, até o surgimento de aplicativos especializados em relacionamento como Match, Tinder e Grindr. Mas esses aplicativos de namoro são ruins ou bons?
O lado tenebroso dos aplicativos de relacionamentos
O Tinder foi o aplicativo de relacionamento mais baixado do mundo: ele atingiu a marca de 3 bilhões de usuários em apenas um único dia, em março de 2020 – desde então, esse recorde já foi quebrado mais de 100 vezes. Seu uso é focado em o usuário deslizar para a esquerda ou direita a foto de um pretendente, a depender se gosta ou não dele. Além disso, os aplicativos de namoro são um fenômeno, honestamente, muito rentáveis.
LEIA MAIS: 5 Hábitos ruins para o corpo mas que parecem inofensivos!
Embora essas redes tenham conectado muitas pessoas, mais de 50% dos usuários têm tido experiências traumáticas e desagradáveis, principalmente as mulheres, uma vez que elas sofrem uma quantidade absurda de assédios e abusos – sendo a maior parcela praticada por homens heterossexuais.
Das mulheres que utilizavam as plataformas, entre 18 e 24 anos, mais da metade sofreu importunação sexual através de mensagens ou imagens sexualmente explícitas. O mesmo acontece com meninas de 15 a 17 anos, que também recebem mensagens com o mesmo teor sexual.
LEIA TAMBÉM: Por que as pessoas gostam de notícias ruins? Entenda o motivo!
Por que aplicativos de namoro são ruins?
Alguns dos motivos pelos quais os aplicativos podem ser potencialmente ruins:
- Esses aplicativos causam estresse e ansiedade, uma vez que não se sabe ao certo o desejo da outra pessoa.
- A falta de correspondência pode levar a problemas de baixa autoestima e decepção.
- O desejo de encontrar alguém diminui sua produtividade em tarefas importantes.
- Sentimentos de insegurança e inadequação.
- A probabilidade de você ser descartado pela outra pessoa é maior, já que o comprometimento é menor.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.