5 coisas que acontecem quando você toma vitamina D e você nem imaginava

O uso da vitamina D como suplementação ao nosso organismo.

Primeiramente, a vitamina D é um nutriente essencial que desempenha um papel importante na saúde óssea, ajuda na absorção de cálcio e fósforo no organismo. No entanto, pesquisas mais recentes sugerem que existem mais benefícios no consumo de vitamina D.

Algumas vantagens do uso da vitamina D

Na saúde do cérebro

Níveis adequados de vitamina D estão associados a um menor risco de depressão e outras condições de saúde mental, além de proteger contra a demência.

Na saúde do coração

Estudos publicados na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology indicam que níveis adequados de vitamina D estão associados a um menor risco de doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, ajuda na função cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca crônica.

LEIA MAIS: Hábitos no café da manhã que te fazem ganhar peso – Veja 5 armadilhas escondidas!

Nos ossos e músculos

A vitamina D é praticamente um hormônio que atua diretamente na saúde óssea. Isso porque ela protege contra a osteoporose (e sua progressão), quedas e fraturas.

Porém, existem dois modos de obter a tão desejada vitamina D: através da exposição solar diária e pelo consumo de alimentos que contenham essa vitamina. Entretanto, os médicos aconselham que a exposição ao sol seja moderada.

Vitamina D e o câncer

Alguns estudos sugerem que a vitamina D pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon, mama e próstata.

Baixos níveis de vitamina D podem explicar por que a deficiência do nutriente é relacionada a diversos distúrbios, principalmente doenças inflamatórias intestinais. Ademais, o uso da vitamina D deve ser monitorado por um médico, para que o seu uso seja correto.

LEIA MAIS: 4 chás termogênicos deliciosos para te ajudar a emagrecer mais rápido

Asma e alergias

Há evidências crescentes de que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento da asma e alergias. Acredita-se que ela ajuda a regular a resposta imunológica do corpo, reduzindo a inflamação das vias respiratórias e diminuindo a frequência e gravidade das crises asmáticas.

Além disso, a deficiência de vitamina D é associada a um maior risco de desenvolver asma e alergias.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.