Descubra como se livrar da sonolência de acordo com a ciência

Em novo estudo clínico, cientistas conseguiram mapear uma nova droga que pode reduzir drasticamente o sono.

É relativamente comum sentir uma sonolência que dura várias horas por dia, especialmente se você não teve uma boa noite de sono. Em alguns casos, porém, essa lentidão pode ser ainda mais intensa e persistente. Portanto, a questão permanece: como se livrar da sonolência? Além dos meios tradicionais, os médicos descobriram uma nova fórmula inédita.

Leia mais: 6 hábitos matinais e diurnos que te farão ter uma boa noite de sono.

Desvendando a Apneia

Os cientistas sabem que uma das razões pelas quais as pessoas se sentem muito cansadas mesmo depois de dormir a noite toda é a apneia obstrutiva do sono.

Este é um problema que pode ser preocupantemente grave, fazendo com que a respiração pare durante o repouso noturno. É bem mais alarmante quando se desenvolve em crianças e adolescentes.

Esta interrupção pode durar alguns segundos ou mesmo alguns minutos enquanto a consciência é mantida. Portanto, o descanso não é muito benéfico para eles, pois houve uma sucessão de várias pausas.

Até recentemente, o tratamento médico para esse problema incluía o uso de máscaras de pressão positiva.

Nesse caso, esse mecanismo será de grande ajuda para conseguir uma noite de sono tranquila. No entanto, esta não é uma forma completa de reverter o problema, que ainda pode persistir mesmo após muito tempo com o uso da máscara.

Isso tem motivado médicos e pesquisadores a buscar novas e melhores alternativas para diminuir o cansaço causado pela doença.

Leia mais: Noites serenas e sono profundo: Evite esses 5 alimentos antes de ir dormir!

Novas descobertas

Um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine detalha a investigação de algumas drogas destinadas a reduzir a fadiga. Essas drogas seriam Solriamfetol, Armodafinil-Modafinil e também Pitolisant.

Após um exame minucioso dos pedidos anteriores, foi decidido que o Solriamfetol é um medicamento por si só.

Essa droga funciona aumentando os níveis de norepinefrina em nosso corpo, o qual é o mecanismo desencadeante. Também ativa a dopamina no cérebro, o hormônio que se relaciona à alegria e à motivação.

Portanto, seu efeito na manutenção do estado de alerta é muito positivo, embora nenhuma conclusão complexa possa ser tirada sobre os efeitos a longo prazo.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.