É muito difícil encontrarmos alguém que diga que não gosta de queijo, não é mesmo? De fato, o queijo é um alimento extremamente apreciado e nutritivo. Ele pode ser facilmente encontrado em diversos tipos de alimentos, desde o clássico macarrão com queijo, até caçarolas, sanduíches, saladas, pizzas, entre outros. Para muitos cozinheiros, o queijo possui a potência de elevar significativamente o sabor, a textura, a cor e o aroma de muitos pratos gastronômicos.
É importante enfatizar que o queijo possui um valor nutricional invejável, fornecendo proteínas, gorduras, cálcio, potássio, fósforo e vitamina B12, sendo muito bem visto nas dietas equilibradas. Porém, mesmo com todos esses atributos citados, comumente o queijo possui uma reputação não muito digna de suas propriedades devido ao seu alto teor de gordura.
Essa reputação do alimento faz qualquer pessoa acabar se questionando se ele realmente faz bem para a saúde e para o corpo se ingerido diariamente. Se você é uma das pessoas que possuem essa dúvida, continue lendo que vamos esclarecer a questão. Confira!
Seu intestino pode ser mais saudável
É comum que se recomende, para a saúde do intestino, o consumo de iogurte, visto que ele oferece probióticos. No entanto, os queijos também podem exercer essa função. Ocorre que as boas bactérias, responsáveis por manter o intestino em bom funcionamento e que contribuem diretamente para a saúde geral dele, podem ser encontradas em queijos como o suíço, o cheddar, o cottage, o gouda, o edam e o gruyère.
Em suma, esses probióticos podem fazer com que seu intestino fique saudável produzindo ácidos graxos de cadeia curta, de acordo com uma publicação de 2012 no International Journal of Dairy Technology. Ela afirma, ainda, que os ácidos graxos de cadeia curta são fundamentais na manutenção do equilíbrio ácido-base, absorvendo cálcio, ferro e magnésio, mantendo, também, a estrutura geral e as funções intestinais.
LEIA MAIS: 4 dicas para evitar que as frutas escureçam rapidamente
Quais tipos de queijo são melhores para se comer todos os dias?
De acordo com uma revisão de evidências científicas do ano de 2022, publicada na Cardiovascular Research, pode-se perceber que comer quantidades moderadas de queijo e iogurte todos os dias como parte de uma refeição padrão, como no café da manhã, por exemplo, pode ser uma ótima forma de se evitar doenças cardíacas.
Nesse sentido, o consumo de queijos como muçarela, cheddar, suíço e cottage pode ser feito diariamente e compor sua dieta. No entanto, obviamente, essa ingestão deve ser feita de forma moderada. Na realidade, a idade e o metabolismo de cada um que ditam o tamanho de cada porção, que pode aumentar ou diminuir. Uma das melhores formas de saber as quantidades que você pode consumir é fazendo a verificação dos tamanhos das porções recomendadas nas listas do USDA MyPlate.
LEIA MAIS: Prisão de ventre? Veja cinco frutas que são laxantes naturais eficazes!
Você pode melhorar sua saúde bucal
Você sabia que consumir queijo também pode ser benéfico para a saúde da boca? Isso ocorre porque a presença de probióticos no queijo influencia positivamente os tipos de bactérias e compostos imunológicos que ficam na saliva.
Desse modo, comer queijo estimula o fluxo salivar, fazendo com que o risco de boca seca e as complicações oriundas disso como o aumento da cárie dentária, doença gengival, feridas na boca e até mesmo dificuldade para engolir e mastigar os alimentos sejam reduzidas de forma significativa. No final das contas, podemos concluir que o queijo não tem a reputação que merece e que consumi-lo com moderação é uma prática saudável.