Estratégias para dizer “não” no ambiente de trabalho – sem ser rude!
Dicas para pôr em prática a negação de certas questões no trabalho.
Muitas pessoas evitam dizer “não” no trabalho por medo de desagradar os outros ou sofrer consequências ao se recusar a atender a um pedido. Porém, aceitar mais solicitações do que você pode atender pode levar à sobrecarga de tarefas, comprometendo sua produtividade e a qualidade do que é entregue e até afetando sua saúde física e mental. Por outro lado, dizer “não” de forma grosseira pode parecer rude. Por isso, é fundamental saber como dar respostas negativas no trabalho.
Importância de falar “não” no trabalho
Os seres humanos têm uma tendência natural de dizer “sim” uns aos outros. Essa postura vem da necessidade (quase inconsciente) de querer agradar e de querer fazer parte de algo. Quando você recusa uma tarefa profissional que, ao que tudo indica, deveria ser feita por você, esses dois sentimentos aparecem, o que pode gerar extrema dificuldade em recusar o pedido.
Mas saber dizer não no trabalho pode ser tão benéfico quanto dizer sim, tanto para você quanto para o resto da sua equipe. A dúvida que muitos têm é como fazer isso de forma agradável e respeitosa, sem comprometer a própria imagem e a atuação na empresa.
A tendência de aceitar tudo se manifesta principalmente quando o pedido vem de um líder, pois queremos ser reconhecidos como pessoas competentes, proativas e bem-sucedidas. Mas se você parar para pensar, essa atitude pode causar o efeito contrário: mau desempenho por excesso de atividades ou por ter aceitado uma tarefa para a qual você não está suficientemente preparado.
Portanto, aprender a dizer não quando necessário ajuda a estabelecer limites. E se você olhar coletivamente, recusar pedidos pode até contribuir para o aprimoramento da equipe.
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Maneiras de falar “não” no trabalho de forma delicada
- “Não posso fazer isso, mas caso queira, posso indicar outra pessoa”;
- “Eu queria aceitar, mas não estou entrando em novos projetos no momento”;
- “Infelizmente, não posso ajudá-lo agora”;
- “Obrigada! Mas agora preciso focar em outro projeto”;
- “Foi muito gentil de sua parte pensar em mim, mas não posso ajudá-lo agora”;
- “Infelizmente, minha agenda já está cheia”;
- “Eu gostaria de ter um clone para lidar com tudo isso!”;
- “Eu não posso, estou sem tempo para fazer isso”;
- “Vou estar muito ocupado com um projeto, então não posso ajudar”;
- “Sinto-me honrado com o seu pedido, mas não posso ajudar desta vez”.
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