Problemas para dormir? Veja o que fazer de acordo com a ciência!
Manter um hábito simples na sua rotina pode melhorar a qualidade do seu sono.
Ter uma rotina de sono de qualidade é essencial para manter a saúde e o bem-estar. A maioria das pessoas dorme menos do que o recomendado, e 44% das pessoas no mundo estão insatisfeitas com a qualidade das horas dormidas. Pesquisadores buscaram a melhor alternativa para auxiliar quem sofre com distúrbios do sono. Se você também tem problemas para dormir, confira como melhorar a qualidade do seu sono.
O que é um distúrbio do sono?
Um distúrbio do sono é uma condição que causa privação crônica do sono e tem um impacto negativo na qualidade de vida de uma pessoa. As desordens do sono são um grupo de condições que se caracterizam ou por má qualidade ou quantidade de sono. As mais comuns são insônia, apneia, ciclo circadiano desregulado e pernas inquietas.
LEIA MAIS: Por que temos insônia? 5 causas comuns de acordo com a ciência!
Saúde física influencia na qualidade do sono
Estar fisicamente saudável diminui a probabilidade de uma prescrição de comprimidos para dormir no futuro, indicando que uma boa saúde física está associada à melhora da qualidade do sono. Foi esse o resultado de um estudo realizado por pesquisadores da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), que descobriu uma alternativa eficiente para pessoas que sofrem distúrbios do sono.
O estudo contou com a participação de mais 34 mil voluntários, e os resultados sugerem que a prática de exercícios físicos é uma solução mais eficaz para o tratamento de insônia do que a prescrição de medicamentos para dormir. No entanto, esta última estratégia é a mais utilizada por pessoas que têm dificuldades para dormir.
“Observamos que as pessoas que se encontram em melhores condições físicas têm um risco menor de tomar comprimidos para dormir”, diz Linda Ernstsen, professora associada do Departamento de Saúde Pública e Enfermagem da NTNU.
LEIA TAMBÉM: 10 alimentos que melhoram a qualidade do sono – Veja a lista!
Homens se beneficiam mais do que as mulheres
Embora a prática de exercícios físicos tenha se mostrado benéfica como alternativa à prescrição de comprimidos para tratamento de distúrbios do sono, infelizmente os efeitos benéficos de se exercitar são melhor assimilados em homens do que mulheres. Homens que se exercitam têm 15% menos riscos de precisar de remédios para tratar distúrbios noturnos, enquanto a taxa se mostrou muito menor em mulheres.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.