Cuidado! Veja o que acontece quando você coça os olhos

É importante notar que os olhos são regiões super-sensíveis e por isso temos que ter cuidado a todo momento.

Certamente, em algum momento da sua vida, se não todos os dias, você já coçou os seus olhos. Esse é um hábito super comum e que nós fazemos sem pensar direito, o que é um risco! Isso porque tal prática pode resultar em problemas para a sua saúde. Para saber melhor, veja a seguir o que acontece quando coçamos os olhos.

Riscos de infecções e danos aos olhos

O grande problema em coçar os olhos é que isso pode gerar infecção por vírus e bactérias que são nocivos à região. Afinal, nem sempre as nossas mãos estão plenamente limpas, muito pelo contrário! Nós usamos as mãos para lidar com uma série de demandas, como manusear dinheiro, apertar o botão do elevador, segurar o corrimão da escada, etc.

Tudo isso vai contribuir para que as nossas mãos possuam um grande número de bactérias e até vírus. Porém, o grande perigo de fato acontece quando você leva essas mãos a lugares passíveis de gerar contaminação, como a boca, o nariz e também os olhos. Os olhos são portas para receber doenças em nosso organismo, por isso tome cuidado com o que você deixa entrar.

LEIA MAIS: 

Inclusive, existem doenças e infecções específicas que podem ocorrer nos olhos. Como é o caso da conjuntivite, da blefarite e da ceratite. Além disso, coçar os olhos pode arranhar a córnea, que é sem sombra de dúvidas uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo. Esses arranhões podem contribuir para um maior risco de infecções.

Como coçar o olho?

Nem sempre é possível evitar a coceira nos olhos. No entanto, é importante buscar entender a causa por trás disso. Por exemplo, muitas vezes a coceira nos olhos é resultado de ressecamento. Nesse sentido, é aconselhável consultar um oftalmologista que poderá indicar um colírio para lubrificação.

Se sentir a urgência de coçar os olhos, considere desde o início se suas mãos estão limpas. Alternativamente, você pode recorrer a lenços umedecidos, que são ótimos para fazer um contato suave com a córnea. Por fim, lembre-se de não pressionar a região com muita força para evitar lesões.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.