Perdendo peso muito rápido? Confira 4 causas para ficar atento!

Saiba quando isso pode ser considerado um problema!

Emagrecer rápido, o que pode ser? Descubra as principais causas a seguir!

Perder e ganhar peso é um processo natural. Quando fazemos uma dieta ou pegamos um resfriado, é comum que percamos um pouco de peso.

Entretanto, quando a perda é exacerbada, de forma não planejada, é a hora de acender um alerta. Mais especificamente, quando ocorre a perda de pelo menos 5% do seu peso corporal em um período de até 6 meses.

Pois o seu corpo pode estar sofrendo alguma condição silenciosa ou doenças que está afetando seu metabolismo. Então confira agora algumas causas principais.

LEIA MAIS: 9 Sinais de deficiência de vitamina D que você tem que conhecer!

Emagrecer rápido o que pode ser?

Hipertireoidismo

Também conhecida como tireoide hiperativa, é o processo que ocorre na glândula tireoide, localizada na região do pescoço. A tireoide é uma glândula que tem como função produzir os hormônios tireoidianos (T3 e T4).

Esses hormônios fazem parte de diversas funções, incluindo o bom funcionamento do nosso metabolismo. Nesse caso, quando há um excesso de sua produção, há um aumento do metabolismo e, consequentemente, perda de peso não intencional.

Com isso, as principais causas que podem levar ao hipertireoidismo é o consumo exagerado de iodo, uso de medicamentos para tireoide e a doença de Graves.

A condição pode ser detectada a partir de exames laboratoriais, mas há também alguns sinais clínicos que podem sugerir a doença. Por exemplo: falta de ar, palpitações, diarreia, unhas quebradiças, fadiga, nervosismo, inquietação, insônia, pele quente e fria, olho protuso, além de outros sinais e sintomas.

Em geral, o tratamento envolve drogas anti-tireoidianas, ablação com iodo e tireoidectomia (retirada da glândula).

LEIA MAIS: Café da manhã delicioso e saudável: confira as 3 melhores opções para emagrecer!

Diabetes

A diabetes provoca a perda de peso, principalmente a diabetes tipo 1 ou também qualquer tipo quando descompensada.

Isso porque, quando não há a produção ou quando há resistência à insulina, as células não conseguem utilizar a glicose e transformá-la em energia.

Nesse caso, a energia que é utilizada são as próprias reservas do corpo, principalmente a gordura.

Além disso, outros sinais comuns da diabetes são: aumento das micções e do volume urinário, aumento da sede.

Além disso, quando se está com a diabetes descompensada, os sintomas podem ser mais sérios, envolvendo dor abdominal intensa, falta de ar, vômitos e outros sintomas que podem levar à morte.

Portanto, o importante é sempre fazer a abordagem preventiva e ter uma alimentação saudável e um estilo de vida baseado em exercícios físicos.

LEIA MAIS: Conheça 6 alimentos laxantes para acabar com a prisão de ventre de vez!

Doença Inflamatória Intestinal – DII

A DII é um termo utilizada para englobar a colite ulcerativa e a Doença de Crohn, ambas condições que interferem na absorção intestinal. Portanto, elas irão impactar no peso como consequência.

Além disso, a própria doença é considerada uma doença catabólica, ou seja, que continuamente consome energia do corpo.

Por fim, alguns dos sinais e sintomas da condição são: dor abdominal intensa, diarreia crônica, sangue ou muco nas fezes, prisão de ventre e até mesmo febre.

O tratamento pode envolver medicações orais, assim como cirurgia.

LEIA MAIS: Como intestino controla todo o seu corpo? Entenda!

Câncer

A perda de peso é um dos principais sinais de uma pessoa com câncer. Principalmente quando ele atinge o pâncreas, estômago, esôfago ou o intestino. Até mesmo porque esses órgãos estão diretamente relacionados com a digestão e absorção dos alimentos.

Junto a isso, a presença do câncer gera um grande processo inflamatório no corpo. Portanto, esse processo provoca perda de massa muscular, diminui o apetite e aumenta o catabolismo e gasto energético em repouso.

Para mais conteúdos como este, visite nosso site!

LEIA MAIS: Sofre de Refluxo? Veja os alimentos para melhorar os seus sintomas!

 

bem-estarcorpo humanoemagrecimentosaúde
Comments (0)
Add Comment