Estudo mostra o perigo de dar descarga com a tampa do vaso aberta; veja o vídeo!
Uma atitude corriqueira na vida das pessoas que pode acabar gerando muita dor de cabeça.
Graças aos avanços tecnológicos e desenvolvimento da sociedade, atualmente possuímos uma rede de saneamento básico que nos livra de inúmeros problemas, em especial, de doenças infecciosas. Mas o que muita gente não sabe é que dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta pode acabar acarretando justamente infecções não desejadas.
Um experimento realizado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, mostrou o que acontece quando essa simples prática é realizada. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.
O que acontece quando damos descarga com a tampa aberta?
Pode parecer assustador, mas ainda que tenhamos saneamento básico e rede de esgoto, acionar o botão da descarga quando a tampa do vaso está aberta não impedirá que os microrganismos nocivos à nossa saúde, tais como vírus, protozoários e bactérias, nos atinjam e tragam doenças para nossas vidas.
LEIA MAIS:
- Como tirar o cheiro do ralo do banheiro: Siga esses 3 passos!
- Como acabar com os mosquitos de banheiro? Saiba a solução!
Dando ênfase a essa afirmação, um estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, comprovou a exposição que esse tipo de atitude causa. Para realizar essa investigação, os pesquisadores utilizaram uma ideia criativa e prática: um vaso sanitário com a tampa levantada e um laser verde. Então, bastou eles desligarem a luz do banheiro, acionarem o botão da descarga e direcionar a luz do laser para a privada.
O resultado obtido foi divulgado no jornal Scientific Reports e gerou bastante surpresa para quem teve a oportunidade de ler o post no jornal ou assistir o vídeo que a equipe divulgou no YouTube. O experimento divulgado com o título: Toaletes comerciais emitem fortes jatos aerossóis que se espalham rapidamente já é autoexplicativo para que todos entendam o que realmente acontece.
Com o vídeo divulgado, é possível observar que as partículas espalhadas no momento do acionamento da descarga chegam a 1,5m de distância. Ou seja, todos os microrganismos ali presentes também percorrem o mesmo caminho e infectam tudo e todos que alcançam. Dessa forma, os pesquisadores afirmaram que esse tipo de atitude coloca a nossa saúde e a dos nossos familiares em risco.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.