Fatos curiosos sobre o álcool que vão te surpreender!
Agarre sua cerveja e entenda como ela afeta sua dopamina
O álcool, amplamente consumido ao redor do mundo, pode ser encontrado em diversas bebidas e está presente há milênios na sociedade. Inclusive, alguns historiadores afirmam que ele foi fundamental para o processo de transição dos seres humanos de nômades para sedentários. Ainda assim, apesar de tão popular, existem muitas curiosidades sobre o álcool desconhecidas.
Curiosidades sobre o álcool
Afeta homens e mulheres de forma diferente
Essa pode explodir a cabeça de muitas pessoas, mas o álcool tem consequências diferentes para a saúde de homens e mulheres. Os rapazes, além de terem a maior probabilidade de consumir as bebidas alcoólicas, possuem implicações negativas ainda maiores a longo prazo.
Inclusive, mudanças hormonais também alteram as ressacas, o que pode ser percebido especialmente em mulheres no período menstrual. Nesses casos, podem urinar mais do que o normal, o que leva a mais desidratação.
LEIA MAIS: 7 usos da cerveja que você ainda não conhecia – você irá se impressionar
Pode ajudar a solucionar problemas
Algumas pesquisas descobriram que aquelas pessoas com um teor alcoólico no sangue de 0,075% tinham melhor desempenho e eram mais rápidas em resolver problemas, como fazer palavras-cruzadas, resolver quebra-cabeças ou até mesmo seguir orientações em mapas.
Altera a dopamina
Assim como outras substâncias, o álcool desencadeia a liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer. É por esse motivo que muitas pessoas parecem mais alegres após alguns copos. Porém, esse efeito também pode causar dependência.
Pode te dar dor de barriga
Que o álcool nos transforma em verdadeiras torneiras muitos já sabem, mas existe outra região em que ele também pode interferir: o intestino grosso. Isso ocorre porque ele afeta a capacidade do sistema digestório de absorver água, o que acaba resultando em fezes líquidas ou a famosa diarreia.
LEIA TAMBÉM: Afinal, beber álcool após exercício físico faz mal?
Afeta as células cerebrais
Se você consome muito álcool, é importante saber que ele pode afetar as suas células cerebrais, o que contribui para o declínio cognitivo. Por conta disso, a longo prazo, pessoas que abusam da substância podem apresentar perda de memória e até mesmo reação no tamanho do cérebro.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.