Método eficaz para evitar o efeito sanfona mesmo fugindo da dieta
Confira como resistir às vontades e se manter firme na dieta.
Quem quer perder peso sabe o quanto é difícil manter a disciplina e resistir às tentações, principalmente em confraternizações ou após ter um dia difícil. Quando se deixa levar pelas emoções, pode facilmente cometer excessos — o famoso “pé na jaca”. Por isso, nada de colocar o seu progresso a perder: aprenda a seguir como não fugir da dieta com um método simples.
Quando quiser enfiar o “pé na jaca”, use este método
A médica endocrinologista Dra. Gabriela Iervolino criou este método para si mesma, como uma forma de satisfazer sua vontade de comer doces, mas sem cometer excessos, evitando assim sentimentos de culpa posteriormente. O método se chama “níveis de jacada”.
O método consiste em construir uma escadinha de alimentos que você pode consumir até se sentir satisfeito, do melhor para o pior, em termos de açúcar e calorias. Esse é um processo individualizado, os níveis dos alimentos podem ser escolhidos conforme sua preferência. A ideia é que, ao sentir vontade de comer “besteira”, você possa se satisfazer de forma controlada.
Por exemplo: o pior nível da Dra. Gabriela, segundo ela mesma, é comer um cookie super-recheado, mas antes de chegar lá, existem 3 níveis. O 1º nível é comer 6 quadradinhos de chocolate amargo e esperar 20 minutos para ver se está satisfeita. Caso a vontade não passe, o 2º nível é comer banana com pasta de amendoim e chocolate. O 3º é comer uma barra de proteína. Se nada disso for o suficiente, então ela come o cookie recheado.
É importante manter sempre o período de 20 minutos de intervalo entre um nível e outro. Assim, dá tempo de seu corpo processar que houve o consumo de calorias, e você pode decidir de forma mais precisa se está realmente satisfeito ou não.
LEIA MAIS: Não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? Veja 4 opções!
Fugir da dieta atrapalha o seu progresso
Sempre que se render à vontade de comer compulsivamente, você irá lidar com dois sentimentos: vai sentir prazer enquanto come aquilo que deseja, pois a satisfação é imensa, mas depois vai sentir culpa por ter comido e se deixado levar pela emoção do momento, assim se colocando em um círculo vicioso.
As consequências de fugir da dieta incluem desânimo, baixa autoestima, decepção consigo mesmo e falta de motivação em recomeçar a dieta do zero novamente. O método de “níveis de jacada” auxilia a satisfazer as vontades momentâneas de “besteiras” sem excessos e de forma mais saudável.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.