Gêmeas idênticas têm enorme diferença de QI: entenda o motivo!
O reencontro das irmãs mostrou diferenças surpreendentes entre as duas.
Um par de gêmeas idênticas criadas em países distintos apresentaram uma enorme diferença em suas capacidades cognitivas enquanto que exibiam traços de personalidade semelhantes. Essa observação trouxe à tona antigos debates relacionados à influência de fatores ambientais e genéticos nas características dos indivíduos.
Por que elas se separaram?
Nascidas em Seul, na Coreia do Sul, em 1974, as irmãs se separaram aos dois anos de idade, quando uma delas se perdeu em um mercado. Mesmo após seus pais irem a um programa de televisão sobre pessoas desaparecidas, a criança não pôde se reunir com sua família e acabou sendo adotada por um casal que morava nos Estados Unidos.
Crescendo nos EUA, a gêmea adotada não sabia que tinha irmãos, até que submeteu seu DNA a um programa do governo da Coreia do Sul criado para reunir os membros de uma mesma família em 2018. Dois anos mais tarde, ela recebeu a notícia de que não só tinha uma gêmea idêntica, mas também um irmão e uma irmã mais velhos.
LEIA MAIS: 4 histórias curiosas de gêmeos que trocaram de lugar; divirta-se!
Teste de QI com resultados surpreendentes
Ao se reunirem novamente, as gêmeas realizaram uma série de testes para avaliar sua inteligência, perfil de personalidade, saúde mental e histórico médico. Surpreendentemente, os resultados revelaram que o QI da gêmea criada nos EUA era 16 pontos inferior à irmã criada na Coreia.
A descoberta, publicada na revista Personality and Individual Differences, contradiz estudos anteriores sobre gêmeos monozigóticos, que indicavam uma diferença média de QI de não mais que 7 pontos entre eles. Os pesquisadores surpreenderam-se com os resultados, pois as habilidades cognitivas sempre foram fortemente associadas a fatores genéticos, no entanto, as gêmeas idênticas tinham diferenças discrepantes entre si.
LEIA TAMBÉM: Por que existem sósias sem parentesco nenhum entre si? A ciência explica!
Características similares
Apesar de crescerem em países diferentes, o perfil de personalidade das gêmeas é semelhante: ambas são organizadas, obedientes e determinadas. Esse resultado destaca o papel que a genética desempenha na influência do temperamento de uma pessoa.
A dupla também compartilha aspectos do histórico médico, ambas foram operadas para remover tumores de seus ovários. No entanto, as gêmeas diferiram em relação às suas ideologias: a gêmea criada nos EUA é mais individualista, enquanto que a irmã criada na Coreia tem valores mais coletivistas.
Casos de gêmeos que cresceram separadamente são raros, e mais casos como esse precisam ser estudados. Por isso, esse estudo fornece algumas novas e fascinantes descobertas sobre os fatores genéticos, culturais e ambientais que influenciam o desenvolvimento humano.
Gostou deste conteúdo? Então, se inscreva no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!