Google lança ferramenta para controlar IA e proteger conteúdo na internet
A iniciativa surge em resposta à ação de grandes sites que começaram a bloquear os rastreadores web utilizados pela OpenAI em sua coleta de dados.
É incontestável que os avanços da Inteligência Artificial têm transformado profundamente a dinâmica da internet como a conhecemos. Essa realidade tem colocado os sites em uma situação desafiadora, uma vez que muitas funcionalidades podem simplesmente desaparecer com a substituição pela Inteligência Artificial. Diante disso, pesquisadores desenvolveram uma ferramenta de controle de IA do Google que agora vamos apresentar.
Como a ferramenta funciona
LEIA MAIS: Clássicos Literários: 6 livros que você não pode perder
De acordo com o anúncio oficial do Google, essa ferramenta será uma opção para os criadores de conteúdo que desejam impedir o acesso da IA aos seus sites. Isso se deve ao fato de que ferramentas como o ChatGPT utilizam o conteúdo disponível na internet para gerar respostas. Isso significa que o mecanismo tem acesso a uma vasta quantidade de informações online.
A Inteligência Artificial passa por um processo de “treinamento” ao interagir com esse conteúdo, ou seja, ela utiliza esses dados para aprimorar suas capacidades. No entanto, a rapidez e consistência desse avanço têm levantado preocupações sobre o possível impacto negativo no mercado de trabalho, com o risco de milhões de empregos serem ameaçados.
Dessa forma, vários pesquisadores na área de tecnologia têm solicitado a implementação de medidas para controlar o avanço da IA em prol da comunidade global. Uma dessas soluções é o Google-Extended, que impede a IA de utilizar os dados de um site para seu treinamento, sem, no entanto, impedir que o conteúdo possa ser encontrado nas pesquisas dos usuários.
Como acessar a ferramenta
LEIA MAIS: Google Flights: 2 novidades que vão te fazer economizar na compra de passagens aéreas
Como mencionado anteriormente, essa ferramenta foi desenvolvida em resposta à preocupação com a segurança dos dados dos sites. Antes mesmo da criação do Google-Extended, alguns sites conseguiram bloquear os rastreadores usados pela OpenAI. Esse foi o caso de importantes sites de notícias, como o The New York Times, Reuters ou CNN.
Para aqueles interessados, vale ressaltar que o recurso já está disponível em um arquivo chamado robots.txt. Esse arquivo é utilizado para fornecer informações aos rastreadores da web e indicar se um site está aberto ou não para acesso. Portanto, é uma maneira de proteger o conteúdo disponível na internet.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.