5 maus hábitos nos exercícios que prejudicam a saúde após os 60 anos
A prática de atividades físicas é importante, mas atenção a certos pontos garante corpo mais saudável.
No dia de hoje, há um acordo unânime entre a comunidade científica e a sociedade sobre a relevância da prática de atividades físicas para prevenir dores no corpo e retardar o processo de envelhecimento. No entanto, também existem hábitos prejudiciais que podem comprometer o condicionamento físico e impedir o corpo de usufruir dos benefícios dos exercícios.
Principais maus costumes
Falta de alongamento
Diferentemente das crianças, os adultos perdem flexibilidade com o passar dos anos. Portanto, não realizar alongamentos antes e depois das atividades físicas limita a amplitude dos movimentos durante os exercícios e aumenta o risco de lesões.
Leia mais: 4 exercícios faciais para reduzir rugas e linhas de expressão
Descuido com a recuperação corporal
Os exercícios de força, como a musculação, requerem tempo de recuperação tanto para o corpo quanto para os músculos. O mesmo vale para os exercícios aeróbicos.
Não descansar a cada dois ou três dias de treino aumenta as chances de lesões, reduz os mecanismos de defesa do corpo e diminui a motivação e o interesse pelas atividades físicas.
Desidratação e alimentação inadequada
Não ingerir água em quantidade suficiente, menos de 2,5 litros por dia, ou ter uma alimentação diária e pós-treino inadequada prejudica o corpo.
Beber pouca água piora a desidratação e prejudica as funções intestinais e renais do organismo.
Enfoque exclusivo em aeróbicos e falta de musculação
Os exercícios cardiovasculares, como a corrida, são excelentes para melhorar o condicionamento físico, a capacidade respiratória e contribuir para a redução de gordura corporal.
Leia também: 5 hábitos essenciais para envelhecer bem – Comece já!
Entretanto, os exercícios aeróbicos devem ser combinados com exercícios de resistência, como musculação ou ioga. Eles são essenciais para construir massa muscular e prevenir quedas.
Execução de exercícios com técnica errada
Embora a prática de atividades físicas seja muito importante para a saúde e a recuperação do corpo, realizar movimentos de forma incorreta pode resultar em lesões.
Em pessoas acima de 40 anos, sobretudo idosos, músculos e articulações podem se tornar mais frágeis, aumentando o risco de lesões. Portanto, é fundamental executar os exercícios corretamente para não prejudicar o corpo.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.