3 coisas que você deve fazer se um cachorro estiver prestes a te atacar

Saiba mais sobre comportamento e o que esses animais fazem.

Com o aumento do número de ataques de cachorros, um especialista em comportamento animal revelou as melhores formas de proteger a si em caso de encontro com um cachorro agressivo.

Nanci Creedon, a especialista, aponta algumas medidas para evitar ataques de cachorro: não virar as costas, falar com o cachorro e usar expressões faciais adequadas.

O que fazer se um cachorro quiser te atacar

Não vire as costas

Manter a calma e saber como agir em situações em que um cachorro aparenta estar prestes a atacar é fundamental para garantir a segurança. A especialista recomenda que, nessas circunstâncias, a ação mais importante a ser tomada é evitar virar as costas para o animal.

Em vez disso, a abordagem correta é caminhar lentamente para trás, sempre encarando o cachorro de frente. Essa estratégia visa evitar que o cão interprete a movimentação como uma oportunidade de ataque por trás, que pode resultar em consequências fatais ou graves ferimentos.

Fale com o cachorro

A próxima etapa é usar palavras normais que o cachorro reconheça como coisas boas. Frases como “vamos jantar?”, “vamos passear?” ou “onde está a sua bola?” podem fazer com que o cachorro se distraia e saia do estado de medo ou raiva.

O tom de voz também é importante, é recomendável usar uma voz suave e com tom descendente, pois uma voz aguda pode excitar o cachorro.

Use expressões faciais adequadas

As expressões faciais também são importantes, pois os cachorros são a única espécie não-primate que consegue ler expressões faciais. Portanto, é importante usar sinais de desescalada para acalmar a situação. Bocejar ou piscar lentamente para o cachorro pode mostrar que você não é uma ameaça e tenta acalmar o cachorro.

Ao seguir essas dicas, é possível evitar ou minimizar ataques de cachorro. O aumento do número de ataques desse tipo pode ser uma indicação de que é necessário mais conscientização sobre como lidar com cachorros agressivos. Lembrando que, em caso de ataque, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.