9 mentiras que as crianças contam e os pais sempre acreditam
Você costumava contar estas mentiras quando criança? Pois agora seus filhos estão contando para você, e você acredita.
Todas as pessoas foram crianças um dia e sabem que é comum contar mentirinhas quando se é pequeno, seja para conseguir algo ou evitar uma punição. Os pais costumam ensinar que mentir é feio, mas a verdade é que a maioria das crianças conta pelo menos uma.
Embora não seja saudável incentivar esse comportamento, há algumas mentirinhas clássicas em que todos os pais acabam acreditando, mesmo já as tendo contado diversas vezes quando eram crianças. Se você tem ou planeja ter filhos, confira as mentirinhas bobas que os mais novos costumam contar (e que acabam enganando os pais).
Mentiras que as crianças contam e os pais acreditam
“Não fui eu”
Sabe quando acontece alguma bagunça em casa, só tem seu filho por lá, mas ele jura de pé junto que não foi ele? É claro que é uma mentira, mas isso se deve à dificuldade das crianças de assumirem responsabilidades (e o medo de levar uma bronca, também).
“Não posso ir para a aula porque estou doente”
Quem pode julgar? Às vezes até nós, adultos, desejamos ficar em casa apenas assistindo à TV e descansando. Porém, isso acontece com frequência entre as crianças, sendo preciso tomar cuidado, pois perder dias de aula pode ser bem prejudicial.
“Só mais cinco minutinhos”
Essa desculpa é velha e sabemos que nunca são apenas cinco minutos. Geralmente, ela aparece na hora de acordar ou quando a criança está fazendo alguma coisa muito divertida, como brincando com outras crianças ou jogando videogame.
“Vou me comportar, prometo”
Já cogitou não levar seu filho a algum lugar, mas ele fez o olhar de Gato de Botas e disse que se comportaria como um anjinho? Difícil resistir, mas quase sempre é mentira e ele toca o terror quando chega ao lugar.
“Amanhã eu faço”
Quando você pede uma coisa ao seu filho e ele diz que fará no outro dia, pode esperar bem sentado que dificilmente essa coisa será feita sem que você peça novamente, pois este amanhã nunca chega.
“Volto em tal horário”
É melhor você ir buscar seu filho no horário combinado, porque, se depender dele, provavelmente chegará bem depois. Afinal, uma festa ou um passeio sempre vão estar mais interessantes e é provável que ele realmente perca a hora.
“Não tenho dever de casa”
Quem nunca escondeu que tinha dever de casa para poder aproveitar um pouco mais a TV ou o descanso depois da aula? Realmente, fazer dever de casa é bem chato, mas é importante conferir os cadernos para ver se o seu filho está mentindo.
LEIA MAIS: A arte de crescer: Veja 4 sinais de que você está amadurecendo!
“Ele que começou”
Nas brigas infantis a culpa é sempre do outro. Nestes casos, é difícil achar o culpado por começar a discussão. Se você observar quem iniciou o conflito, explique que é feio mentir.
“Eu cuidarei dele”
Antes de adotar um animalzinho, toda criança jura de pé junto que cuidará dele e será responsável por tudo. No entanto, essa empolgação dura apenas um mês e depois quem precisa cuidar do animal são os pais.
Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.