O livro popular que foi arruinado pelo cinema, mas agora acertaram

O medo dos fãs era que a nova adaptação fosse tão ruim quanto as antigas

Que o livro Duna é fantástico, isso muitos sabem. Mas será que o filme Duna é bom? Se você é um amante da leitura, e está sempre atento ao mundo dos livros, com certeza já ouviu falar do romance escrito em 1965, criado pelo autor americano Frank Herbert.

Duna, de 1984: A adaptação fracassada

Criada em 1984 e intitulada com o mesmo nome do livro, foi dirigida pelo diretor e roteirista estadunidense David Lynch.

O trabalho contou com a participação do elenco promissor formado por vários artistas importantes para a época. Por exemplo, Patrick Stewart; Sting;  Sean Young; Max von Sydow e Brad Dourif. Porém, essas estrelas não impediram a derrota do filme, que acabou por resultar em baixo sucesso de vendas nas bilheterias.

Tal resultado foi fruto da abordagem inusitada tomada por David, que acabou por não agradar à maioria dos telespectadores.

Em conjunto com isso, está a dificuldade que ele teve em captar todos os detalhes contidos no livro Ademais, foi difícil transformá-los em imagens, a fim de não perder a essência inigualável da trama. Então, infelizmente, o filme foi um fracasso.

LEIA MAIS: 4 livros de ficção que conseguiram prever o futuro de verdade!

Duna, de 2023: O filme que promete ser digno de Oscar

Já o mais recente filme foi dirigido por Denis Villeneuve – famoso diretor e roteirista canadense -, que dividiu toda a rica história, escrita por Frank, em duas partes.

Essa divisão teve o intuito de dar mais tempo de tela e atenção aos diversos detalhes que formam a trama. A primeira parte foi lançada em 22 de outubro de 2021, e chegou a ser indicada ao Oscar 2022 nas categorias “Melhor Roteiro Adaptado” e “Melhor Filme”.

Tais indicações são fruto do êxito de Denis em representar todos os detalhes essenciais, sem deixar nada de fora. Além da habilidade do mesmo em recriar fielmente todo o universo de Duna, a adaptação cinematográfica tornou-se uma viagem audiovisual para Arrakis.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.