O que é o “Teste do Café” que está fazendo sucesso nas entrevistas de emprego? Confira!
O momento da entrevista de emprego é de grande nervosismo para muitas pessoas.
Existem vários tipos de testes usados em entrevistas de emprego. O objetivo é sempre o mesmo: saber mais sobre o candidato. Portanto, se você está se candidatando a uma vaga, precisa ficar atento a esses testes para pode ir bem em uma entrevista.
Esse momento é um tanto delicado devido ao nervosismo gerado, os entrevistadores ficam tão focados em vender uma imagem que podem perder detalhes importantes sobre a personalidade dos candidatos. Para remediar essa situação, o “teste do café” pode ajudar a evidenciar esses detalhes.
O que é o “teste do café”?
Ele consiste no seguinte: em algum momento da entrevista, é oferecido ao candidato uma xícara de café. Após voltar para a sala onde ocorre a entrevista, o recrutador analisa o que o candidato fará com a xícara:
- deixará na mesa do recrutador, sem pedir permissão;
- irá perguntar onde deixar o copo;
- pedirá permissão para levar o copo à cozinha e lavar o objeto.
Caso o candidato deixe a xícara em cima da mesa e fique no aguardo que alguém a retire, ele está desclassificado. Entretanto, se ele tiver a iniciativa de lavar seu próprio objeto, as chances de ser contratado são maiores.
LEIA MAIS: Estas 5 atitudes podem sabotar a sua carreira sem você saber
Como e onde surgiu?
Este é apenas um dos muitos testes usados em entrevistas de emprego. O teste da xícara de café teve origem na Austrália por meio da empresa Xero Austrália, que assumiu publicamente contratar apenas candidatos que passarem nesse teste.
A ideia por trás dele é a de que as pessoas tivessem senso de propriedade, ou seja, verificar se os candidatos são proativos e estão dispostos a lidar com a empresa.
LEIA TAMBÉM: 3 sinais de que você está sabotando a sua felicidade
Mas qual é a lição do teste?
A partir do teste, acredita-se que o recrutador pode saber muito mais sobre o candidato oferecendo a ele uma bebida do que ouvindo suas respostas a diversas perguntas. De fato, o teste da xícara de café ajuda a entender melhor o comportamento do candidato: se ele é respeitoso, educado e sabe conviver em um ambiente de trabalho.
Em muitos casos, ter essas características é mais importante do que um currículo cheio de qualificações. Assim, o teste da xícara de café mostra se o candidato é educado e cooperativo.
Portanto, a ação esperada pelo recrutador é que o candidato solicite autorização para levar o copo até a cozinha para lavar o objeto. Se isso acontecer, significa que ele passou no teste. O pior resultado é quando o competidor simplesmente deixa a xícara em qualquer lugar, sem nem perguntar.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.