O que evitar ingerir com medicamentos? 3 dicas que podem salvar sua vida!

Algumas reações medicamentosas podem ser prejudiciais. Por isso, trouxemos 3 alimentos e bebidas que você deve evitar quando estiver usando medicamentos.

Reações medicamentosas são bem perigosas, pois podem te deixar entre a vida e a morte. Então é necessário que tenhamos muita atenção com os alimentos e bebidas que ingerimos junto aos remédios. Em virtude disso, trouxemos o que evitar com remédios.

Top 3 do que evitar com medicamentos

Leite

Devido à presença de cálcio e, em menor medida, de magnésio, é recomendável evitar o consumo de leite, queijos ou outros laticínios ao mesmo tempo que se toma antibióticos, pois isso pode reduzir a eficácia do medicamento.

No entanto, alguns remédios, como ibuprofeno e cetoprofeno, têm recomendação de ingestão com leite, a fim de evitar irritações estomacais. Essa dinâmica exemplifica a complexidade dessa relação entre alimentos e medicamentos.

LEIA MAIS: Por que a nossa orelha fica vermelha? Veja 7 possíveis causas!

Álcool

Esse é um dos mais propagados popularmente e deve ser evitado. Isso porque o álcool pode diminuir a eficácia, tornar alguns remédios mais fortes ou até mesmo colocar sua vida em perigo.
O motivo é que a bebida alcoólica atua diretamente no cérebro, rim e fígado; portanto, o evite. No cérebro, ela pode levar a pessoa que utiliza medicamentos para dormir, calmantes, antidepressivos ou anticonvulsivantes à agitação, à insuficiência respiratória e até mesmo ao coma.

Já no rim, o efeito é de diurese. Portanto, pode diminuir o tempo do remédio no organismo. Por exemplo, o uso de um antibiótico com álcool pode tornar bactérias resistentes, pois o medicamento não fica tempo suficiente no corpo para combater esses tipos de micro-organismos.

No fígado, o álcool é metabolizado por algumas enzimas que também metabolizam certos medicamentos, portanto, quando utilizados em conjunto, pode haver a diminuição do efeito dessas drogas.

LEIA TAMBÉM: O consumo excessivo de cafeína faz mal? Qual a dose ideal?

Cafeína

Muitas pessoas não vivem sem café e às vezes tomam medicamentos com bebidas que contêm cafeína.

Porém, remédios broncodilatadores, em associação com a cafeína, podem aumentar a toxicidade da droga. Assim, levando a pessoa ao risco de ter batimentos acelerados e agitação.
Portanto, o melhor é procurar orientação médica ou de um profissional da saúde para utilizar corretamente o medicamento.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.