Hábitos japoneses para aplicar no seu dia a dia e atingir a felicidade

Algumas regras do modo de vida japonês podem te fazer enxergar a vida com outros olhos.

Quando se pensa em um povo que já encontrou a felicidade e o bem-estar, é muito provável que os brasileiros estejam no topo da lista. No entanto, de acordo com especialistas, as pessoas que vivem no Japão se destacam ainda mais, o que é possível graças a uma série de comportamentos e regras que levam à longevidade. Com isso em mente, apresentamos alguns hábitos japoneses que contribuem para alcançar a felicidade.

Mantenha o corpo ativo

Existem milhares de pesquisas científicas que apontam para os benefícios de praticar atividades físicas. Segundo pesquisas, os japoneses costumam seguir à risca esse conselho, mesmo que não pratiquem exercícios específicos, como corrida ou academia.

Na verdade, manter o corpo ativo vai muito além de praticar esportes, mas simplesmente se mover mais, o que inclui trocar horas no carro por caminhadas, fazer mais tarefas domésticas ou simplesmente cuidar do seu jardim. No final, o segredo mesmo é evitar ficar parado o máximo possível.

Leia mais: Como acelerar o metabolismo após os 30 anos? Adote estes 4 hábitos!

Encontre um propósito

Chamado de ikigai, ter um propósito de vida é o ponto principal na vida de qualquer japonês, pelo menos daqueles que são mais felizes e alegres. Afinal, é através desse objetivo que você passa a dar sentido à sua vida, o que torna ainda mais fácil levantar todos os dias de manhã.

Inclusive, isso não precisa ser algo super elaborado, como acabar com a fome mundial, mas apenas uma tarefa que você ame fazer, como educar crianças ou simplesmente dirigir um ônibus.

Encontre o seu grupo

Outro fator importante entre os japoneses é o quanto eles valorizam o conceito de grupo ou comunidade. Querendo ou não, o ser humano é um ser sociável, então estar sozinho não é saudável para ninguém.

Por esse motivo, é importante encontrar um lugar com pessoas com quem você se identifique e mantenha uma relação saudável. Com o tempo, são construídos laços que fortalecem a saúde mental.

Leia mais: Tocando em frente: CINCO dicas para deixar de remoer coisas do passado

Viva o presente

Mesmo que a longevidade seja algo chave para a felicidade, isso não significa que você deva se preocupar apenas com o futuro. Na verdade, para as pessoas no Japão, o correto mesmo é viver o presente, já que nada é garantido. Portanto, deve-se sempre valorizar o que está acontecendo agora, sobretudo as pessoas ao seu redor.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.