Os vilões da conta de luz na sua casa: veja quais são e economize energia
Aparelhos, como chuveiro elétrico e o querido ar condicionado, têm alto consumo médio energético e, por isso, são verdadeiros vilões da conta de luz
Mês entra, mês sai, mas se tem uma coisa que, sem dúvidas, não muda na vida do brasileiro é a preocupação com o valor da conta de luz. E, embora muita gente se ligue a meios de economizar energia, percebe que, no final, o talão vem em valor exorbitante. Será que não é culpa de alguns vilões da conta de luz que, de repente, a pessoa nem saiba que tem em casa?
A eletricidade é, sem dúvida, um serviço básico, sem o qual não conseguimos executar atividades diárias mínimas, por exemplo, usar a geladeira. Sem falar no banho quentinho em dias frios e mesmo iluminação interior. Vira e mexe, um especialista em economia dá dicas para economizar o recurso, não apenas para fins financeiros, como também para o bem do próprio meio ambiente.
No entanto, há quem perceba que, mesmo reduzindo o tempo do banho ou não deixando luzes acesas sem necessidade, a conta vem lá nas alturas. Boa parte disse se atribui aos famosos vilões da conta de luz, aqueles aparelhos que, literalmente, roubam energia e gastam além do esperado.
Quais são os vilões da conta de luz?
Inicialmente, há diversas formas de economizar na tarifa de energia elétrica, sobre as quais falaremos no próximo tópico. Mas, sem dúvidas, uma das mais eficientes é identificar quais são os maiores vilões da conta de luz. Ou seja, aqueles aparelhos e eletrodomésticos que mais consomem energia.
E por que identificá-los? Porque assim, fica mais fácil reduzir o consumo desnecessário desses equipamentos e garantir uma tarifa mais baixa do que o normal. Confira abaixo uma lista dos principais vilões da conta de luz, isto é, os aparelhos que normalmente mais consomem energia:
- Máquina de lavar: só para ilustrar, o aparelho que tanto nos ajuda no dia a dia pode consumir até 0,70 kWh enquanto está ligada. Por isso, ao terminar de lavar suas roupas, desconecte a máquina da tomada.
- Ar-condicionado: nos momentos de calor intenso, sempre bendizemos a boa alma que criou esse aparelho, né? O problema é que ele é conhecido como um dos grandes vilões da conta de luz: 17.6 kWh.
- Televisão: embora os modelos mais novos tenham tecnologias sustentáveis, o problema maior do aparelho é o consumo de energia enquanto está desligado. Portanto, lembre-se de desconectá-lo da tomada quando não estiver em uso.
- Chuveiro elétrico: assim como o ar-condicionado, reserve os banhos quentes apenas para os momentos necessários, pois o consumo médio mensal é de 88 kWh.
Ou seja, não parar de usar, pois estes aparelhos representam praticidade e mesmo uma necessidade. Porém, a recomendação é para uma utilização moderada para, consequentemente, gastar menos energia mensalmente.
LEIA MAIS: Posso reutilizar óleo de cozinha? Veja uma forma de economizar muito
Como economizar energia elétrica?
Ok, a gente já viu quais são os grandes vilões da conta de luz, certo? Mas, além de usá-los de forma consciente, outras dicas são bastante úteis para economizar energia. Isso não apenas garante uma conta de luz com preço consideravelmente menor, como ajuda a preservar o meio ambiente.
Primeiramente, verifique quais lâmpadas você realmente usa em sua casa. Algumas são mais econômicas do que outras e podem influenciar no valor final da conta de luz. Ao comprar novos itens, opte pelas lâmpadas de LED, que são até 80% mais econômicas que as incandescentes tradicionais.
Ademais, aproveitar a iluminação natural durante o dia é outra medida excelente. Afinal, não é necessário manter luzes acesas, principalmente quando há luz solar disponível. Portanto, reserve o uso da iluminação artificial apenas para quando a noite chegar.
Entretanto, acender a luz de forma mais consciente não é a única dica para economizar energia. Pelo contrário, além do uso comedido dos vilões da conta de luz, a própria disposição dos aparelhos na cozinha, por exemplo, impacta no valor final do talão.
Só para ilustrar, quando a geladeira e fogão ficam muito próximos um do outro, a conta vem mais cara, sabia? Isso acontece porque o calor emitido pelo fogão pode aumentar o consumo de energia da geladeira em mais de 15%. Logo, o ideal é mantê-los o mais afastados possível no ambiente.
Em suma, economizar na conta de luz é uma preocupação para muitos brasileiros. Porém, ao adotar medidas simples, como utilizar lâmpadas de LED, aproveitar a iluminação natural e identificar os vilões da conta de luz entre os aparelhos que mais consomem energia, é possível reduzir significativamente os gastos.
Ao implementar essas dicas essenciais, você estará no caminho certo para alcançar uma conta de luz mais barata e equilibrar seu orçamento doméstico. Ah, e o meio ambiente também agradece!
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.