6 palavras gregas que você usa no dia a dia e não sabia
Saiba o significado de cada uma delas.
A mitologia grega é um dos maiores patrimônios da cultura ocidental. Suas histórias e personagens inspiraram muitas outras obras, mas não apenas isso. Algumas palavras que usamos atualmente também têm sua origem nos mitos gregos, sendo assim, acompanhe a leitura para saber quais palavras da mitologia grega estão em uso até hoje.
Palavras que vieram da mitologia grega
Eco, a ninfa que deu nome ao eco
O eco é um fenômeno sonoro que ocorre quando um som é refletido em uma superfície e volta para o ouvinte com certo atraso. A palavra “eco” vem da mitologia grega e tem sua origem na ninfa Eco.
Segundo a lenda, ela era uma bela ninfa que costumava distrair a deusa Hera com histórias enquanto Zeus aproveitava para seduzir outras ninfas. Quando Hera descobriu, amaldiçoou Eco. Ao fazer isso, ela lhe retirou a voz e a condenou a repetir apenas as palavras proferidas por outros.
LEIA MAIS: 5 nomes de meninos mais populares e bonitos nos EUA – para você se inspirar
Cronos, o deus do tempo
As palavras “cronológico” e “crônico” têm sua origem no deus Cronos, o senhor do tempo na mitologia grega. “Cronologia” refere-se à ordenação dos eventos no tempo, enquanto “crônico” descreve um evento ao longo de um longo período.
Mentor, o sábio conselheiro
Usa-se a palavra “mentor” para descrever um indivíduo experiente que aconselha e guia outra pessoa. Esse termo tem origem na figura de Mentor, um ancião que era amigo do herói grego Odisseu.
Quando Odisseu partiu para a Guerra de Troia, ele deixou seu filho Telêmaco sob os cuidados de Mentor. Na mitologia grega, Atena visitou Telêmaco disfarçada de Mentor e o orientou, ensinando-lhe valores e coragem.
Hermafrodito, o deus que nasceu com dois sexos
Usa-se a palavra “hermafrodita” para descrever uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais masculinos e femininos. Esse termo tem sua origem no deus grego Hermafrodito, filho de Hermes e Afrodite, que nasceu com ambos os sexos.
LEIA MAIS: 6 profissões ideais para quem ama trabalhar de casa
Narciso, o jovem apaixonado por sua própria imagem
Usa-se a palavra “narcisismo” para descrever um comportamento egocêntrico e exagerado, no qual a pessoa se admira e se ama excessivamente.
As palavras “narcisismo” e “narcisista” têm sua origem no mito de Narciso, um jovem muito belo que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água de um lago e acabou se afogando.
Sirene, as sedutoras do mar
Usa-se a palavra “sereia” para descrever uma mulher extremamente sedutora e encantadora.
Essa palavra tem sua origem nas Sereias da mitologia grega, criaturas metade mulher, metade pássaro, que viviam em ilhas rochosas e atraíam os marinheiros com seu canto para a morte.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.