Pare de se boicotar: 4 dicas práticas para lidar com a autossabotagem!
Com certeza, você já se autossabotou ao menos uma vez na vida.
A maioria de nós, em um momento ou outro, sabotou a si mesmo. Definimos uma meta ou intenção, esclarecemos o que queremos e depois nos sabotamos, permitindo que dúvidas, pensamentos e emoções negativas nos preencham e se transformem em inseguranças e crenças limitantes.
A autossabotagem é uma das razões que impedem as pessoas de alcançar seus objetivos. Portanto, saber como parar de se autossabotar é o desejo de muitas pessoas que sofrem desse mal.
O que é autossabotagem?
A autossabotagem é conjunto de comportamentos em que, inconscientemente, criamos obstáculos que dificultam ou nos impedem de realizar tarefas ou coisas que desejamos. Em outras palavras, é o boicote pessoal, quando agimos contra nossos planos.
Quando nos sabotamos, nossa mente se torna nosso pior inimigo. Isso pode parecer estranho, porque, em geral, estamos mais interessados em nosso próprio conforto. Mas é isso que fazemos quando martelamos em nossas cabeças que não somos bons o suficiente ou que não conseguimos fazer algo.
LEIA MAIS: 5 passos para conquistar uma maior inteligência emocional
Como parar de se autossabotar?
Invista em se conhecer
O comportamento de autossabotagem alimenta a confusão interior e a falta de identidade. Se você não sabe quem realmente é, é fácil se convencer de que deseja algo que, na realidade, não deseja. Por outro lado, conhecendo-se tão bem, não sobra mais espaço para fazer o que não se quer. Portanto, atente-se às áreas da sua vida onde as coisas parecem dar errado e reflita sobre como você gostaria de ter mais sucesso.
Seja compreensível com seus sentimentos
Para saber quem você realmente é, é necessário aprender a ouvir seus próprios pensamentos e sentimentos. Quando colocamos nossos medos, ansiedades e ideias no papel, podemos perceber as coisas com mais clareza e, a partir daí, conseguimos lidar de forma mais previsível com a autossabotagem, percebendo os gatilhos e os comportamentos ruins sobre nós mesmos.
Pratique a autocompaixão
Tente mostrar empatia e compreensão por você. Afinal, você, melhor do que ninguém, sabe tudo o que passou na vida — as coisas boas e as ruins. Por isso, reconheça que vale a pena se entender e que todo processo de melhora leva tempo. Pense em você como alguém que merece carinho e empatia e confie no seu processo, pois todo processo também é um progresso.
LEIA TAMBÉM: 5 sinais de que você é uma pessoa fria como gelo
Saiba lidar com o fracasso
A autossabotagem pode resultar do medo do fracasso ou da rejeição, o que pode impedi-lo de tentar coisas difíceis. Afinal, a lógica é: se você não tentar, não há chances de falhar. No entanto, nesse caso, você está se autossabotando inconscientemente, pois fracassar faz parte do processo. O fracasso não diz nada sobre você, sendo algo natural ao longo da vida.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!