Pensando demais? Aprenda a tomar decisões corretas com estas 3 dicas infalíveis!
Muitas vezes nossa mente fica tão sobrecarregada que fica difícil tomar uma decisão. Mas existem algumas maneiras de facilitar esse processo.
Hoje em dia, temos acesso a uma quantidade imensa de informações simultâneas, o que pode levar a um acúmulo de pensamentos em nossa mente. Essa sobrecarga pode levar a uma paralisia diante de tantas decisões a serem tomadas e informações a serem processadas.
Você pode já ter se sentido tão sobrecarregado que mal conseguia decidir se ficava acordado ou se dormia, ou até mesmo esqueceu como realizar tarefas simples. A sobrecarga mental pode impactar negativamente sua capacidade de realizar atividades básicas.
Mesmo que sua sobrecarga mental não seja tão grave, ela ainda pode estar atrapalhando seu desempenho a ponto de não conseguir trabalhar ou realizar tarefas. Isso pode levar à sensação de estar procrastinando, quando na verdade você está apenas cansado demais para assimilar suas tarefas.
Se você está enfrentando essa situação, então aqui estão algumas dicas para lidar com a sobrecarga mental e tomar decisões mais assertivas.
LEIA MAIS: 4 dicas para superar o ciúme e a insegurança no seu relacionamento
O que fazer quando os pensamentos não param
Entenda que não existe escolha perfeita
Cada escolha implica uma renúncia. Sempre será assim. É importante entender que ao optar por um lado, você estará deixando de lado outras oportunidades. Isso é completamente normal e faz parte da vida. Há várias outras possibilidades que você não poderá experimentar devido à sua escolha, mas sempre existirão esses lados.
É impossível viver tudo de uma vez, e por isso, é necessário tomar decisões e escolher um caminho. Porém, lembre-se de que sempre terá que lidar com as consequências de suas escolhas, sejam elas boas ou ruins.
Portanto, analise com sabedoria suas opções, mas não se cobre em excesso para escolher a opção perfeita. Às vezes, não existe uma opção absolutamente certa, e é você quem faz dar certo. Esperar por uma decisão perfeita só atrasa o seu caminho, e se a vida precisar decidir por você, pode ser ainda mais doloroso.
Descanse sua mente
Antes de tomar uma grande decisão, reserve alguns dias para descansar, ou pelo menos algumas horas. Durante esse período, evite ficar constantemente pensando sobre o que você deve ou não fazer; procure se afastar dessa escolha por um tempo.
Dedique-se a atividades que você goste, medite, faça exercícios físicos ou assista algo leve na TV. Procure se divertir e se agradar um pouco, para que, quando chegar o momento de analisar e tomar a decisão, consiga fazê-lo sem o peso do estresse sobre seus ombros.
LEIA MAIS: 6 dicas para deixar a procrastinação de lado; e ser mais produtivo!
Divida essa decisão em partes menores
Quando a carga da decisão é muito grande, pode ser desafiador lidar com as consequências que ela trará para a sua vida. Por isso, é uma boa ideia analisar tudo por partes. Comece avaliando seus objetivos, considerando como cada lado da escolha pode afetar você e sua rotina, e visualize como seria sua vida lidando com cada uma das opções.
Tendo essas informações em mãos, então você pode analisar a situação como um todo. Ao fazer essa análise dividida, com certeza você terá um panorama mais claro quando precisar tomar a decisão principal, o que tornará o processo de escolha muito mais fácil e consciente.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.