Por quanto tempo posso guardar o ovo na geladeira? Faça o certo!
O tempo de armazenamento é fundamental para não trazer prejuízos à saúde
Esquecer ovos na geladeira é um hábito comum? É hora de mudar isso. Para zelar pela sua saúde, você deve saber exatamente quanto tempo os ovos podem ser armazenados na geladeira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destaca que o tempo de armazenamento afeta diretamente a segurança alimentar.
Por que a necessidade de armazenar ovos na geladeira?
Embora a preocupação com a conservação de alimentos seja geral, os ovos requerem atenção redobrada. Isso ocorre principalmente porque são mais propensos a contaminações bacterianas, como a salmonella.
LEIA MAIS: 4 alimentos ricos em melatonina para dormir bem e de forma natural
Os efeitos nocivos da salmonella incluem inflamações no intestino grosso e delgado. Os sintomas típicos são:
- cólicas
- náusea
- vômitos
- diarreia
- perda de apetite
- emagrecimento
Portanto, é imprescindível controlar o período em que os ovos são armazenados na geladeira.
Qual é o tempo recomendado para armazenar ovos na geladeira?
O tempo de armazenamento dos ovos na geladeira não é um consenso, e depende de fatores como qualidade, higiene e condições de refrigeração. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o armazenamento seguro dos ovos varia entre 3 a 5 semanas, contando a partir do dia em que são colocados na geladeira.
Se a data de validade expirar neste intervalo, não há problema, contanto que a temperatura não ultrapasse 5ºC. Para armazená-los de forma adequada, mantenha-os na embalagem original e coloque na área mais fria da geladeira.
Ovos cozidos têm um tempo limite de armazenamento de uma semana, e o mesmo vale para ovos expostos a altas temperaturas antes de serem refrigerados.
LEIA TAMBÉM: É possível tomar chá para emagrecer com saúde? Veja estes segredos ocultos
É recomendável lavar os ovos antes de armazená-los?
Contrário ao que muitos pensam, lavar os ovos antes de guardá-los não é aconselhável. Isso porque já passam por um processo de desinfecção e limpeza na indústria, além de serem submetidos a um banho de luz ultravioleta para eliminar fungos e bactérias.
Se você optar por lavar em casa, corre o risco de contaminar o produto devido aos poros na casca, aumentando, assim, o risco de contaminação.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais matérias como esta!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.