Conheça as 5 principais causas da osteoporose e saiba como se prevenir!

Veja e evite o surgimento dessa doença!

Você sabe qual a causa da osteoporose? Confira a seguir!

A osteoporose é um tipo de doença degenerativa e progressiva que acomete os ossos. Durante a vida, todo osso cresce, se desenvolve e se modela, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o osso não é estático.

Entretanto, na osteoporose, ocorre o enfraquecimento dos ossos, devido à sua incapacidade de regeneração, à diminuição da densidade, à porosidade e ao afinamento, que leva a maior risco de fraturas, fraqueza, dificuldade de sustentação e dor.

Por esse motivo, veja qual a causa da osteoporose, para poder prevenir o aparecimento dessa doença e também da osteopenia.

Qual a causa da osteoporose

Baixo consumo de cálcio

Esse é um dos principais motivos, visto que a alimentação da população está cada vez menos rica em alimentos naturais ricos em vitaminas e minerais.

No caso da osteoporose o baixo consumo de leite, queijo, iogurte e vegetais escuros, levam à deficiência de cálcio.

Assim, quando o corpo necessita do cálcio para realizar suas funções, ele retira dos ossos, deixando-os fracos.

LEIA MAIS: Confira 5 benefícios do cálcio para a sua saúde!

Desequilíbrio hormonal

As mulheres após a menopausa sofrem com uma importante queda de estrogênio. Esse hormônio é o principal responsável pela remodelação óssea, tendo papel de inibir a reabsorção óssea e de estimular o seu crescimento e formação.

Por esse motivo, aumenta-se o risco do surgimento da osteoporose e de fraturas em mulheres mais velhas.

Além disso, homens que sofrem com baixa testosterona também podem ser acometidos, visto que a testosterona é um precursor para a formação do estrogênio, e se estiver em falta, todo processo também será acometido.

LEIA MAIS: 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de tomar leite! Confira!

Sedentarismo

Os ossos necessitam de esforço para serem trabalhados e se manterem fortes. Um exemplo que ilustra muito bem isso é no caso de astronautas, que sofrem com uma perda óssea bem mais rápida devido à falta de gravidade no espaço.

Por isso, pessoas sedentárias também perdem mais massa óssea do que uma pessoa que pratica atividades físicas. Para modificar isso, o mais interessante é realizar alguns exercícios de sustentação.

LEIA MAIS: Osteoporose: 5 alimentos que devem ser evitados! Confira!

Falta de vitamina D

Como estão seus níveis de vitamina D? A falta dessa vitamina, que atua como um hormônio no corpo, conhecido como calcitriol, auxilia na absorção do cálcio e no depósito desse mineral nos ossos.

LEIA MAIS: Vitamina D baixa: conheça os riscos e saiba como aumentá-la de forma natural!

Tabagismo

O fumo é comprovadamente responsável pelo aumento de fraturas e aparecimento da osteoporose, visto que a nicotina bloqueia o uso do estrogênio, cálcio e vitamina D pelas células ósseas.

Gostou deste artigo, então descubra outros conteúdos sobre o tema no site LêMundo !

bem-estarsaúde
Comments (0)
Add Comment