Receitas do turismo ultrapassam 2019. Estadias em Lisboa e Porto atingem patamares históricos

As receitas totais do turismo chegam a 2,5 bilhões de euros e ultrapassam em 38,3% os valores anteriores à pandemia.

No primeiro semestre deste ano, o turismo em Portugal obteve um lucro considerável de 2,5 bilhões de euros. A maior parte desse montante derivou das pessoas que se hospedaram em hotéis e outras variedades de acomodações para pernoitar. Isso aconteceu devido ao aumento dos preços das estadias, especialmente em Lisboa, onde pernoitar por uma noite está custando mais do que em qualquer outro ano nos últimos cinco anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a média de pagamento por quarto disponível nas acomodações foi de cerca de 78 euros. Quando consideramos apenas os quartos que foram efetivamente ocupados, esse valor aumenta para 123 euros.

É interessante notar que esses números aumentaram em comparação com o ano de 2019. O INE revelou que o valor pago por quartos ocupados aumentou em 26,1% desde aquele ano. Nas regiões de Lisboa e Norte, esses valores foram ainda mais altos: 152,6 euros e 113 euros, respectivamente.

LEIA MAIS: Tradição e Identidade: Explore a riqueza dos 3 sobrenomes mais comuns no Brasil que indicam origem portuguesa

Recuperação pós-pandemia

Quando comparado ao período anterior à pandemia, em 2019, o setor de turismo está gerando mais receita. As receitas totais cresceram 38,3%, e as receitas provenientes das estadias aumentaram 41,7%. Isso ocorreu mesmo em um cenário de aumento geral dos preços. Atualmente, passar uma noite em um hotel ou acomodação custa, em média, 123,1 euros – um aumento de 26,1% em relação a 2019.

Os preços das hospedagens também estão em ascensão em várias partes do país. Em Lisboa e no Norte, os preços aumentaram 16% e 12,4%, respectivamente. No Algarve, uma região muito procurada, os preços subiram 7,7%. Em outras áreas, como Alentejo, Centro, Açores e Madeira, também houve incrementos nos preços.

LEIA MAIS: Em busca de segurança? Conheça a lista dos países mais seguros de 2023 e saiba a colocação do Brasil!

As pessoas estão passando menos tempo nas acomodações. No primeiro semestre deste ano, em média, as pessoas ficaram cerca de 2,53 noites, um pouco menos do que anteriormente. Isso é válido tanto para os brasileiros quanto para os estrangeiros que visitam o país.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros tópicos semelhantes no site Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.