3 dicas para ser FELIZ sozinho e curtir a vida sem precisar de companhia

Embora os filmes norte-americanos nos mostrem que viver sozinho não traz felicidade, existem sim maneiras de ser feliz sozinho. Confira aqui!

De fato, podemos dizer que, no transcorrer da nossa existência, querendo ou não, as pessoas são submetidas a uma enxurrada de produções artísticas, sejam filmes ou livros. Essa produções, por sua vez, mostram histórias de amor que, na prática, não existem para uma parcela significativa da sociedade. Em vista disso, gerações cresceram com a ideia alicerçada na mente de que um adulto só pode ser plenamente feliz se casar, construir família, comprar uma casa, ter filhos e, por fim, viver uma vida perfeita no estilo norte-americano.

Porém, a realidade que nos cerca não se adequa a essa realidade das grandes obras de Hollywood de maneira alguma. Na vida real, existem pessoas que optam por viver a vida solteiras, e outras possuem mais dificuldade de efetivamente encontrar alguém com quem compartilhar sua existência. Mas o que isso significa efetivamente? É muito simples: isso quer dizer que não existe uma fórmula do sucesso e da felicidade.

As fórmulas relatadas nos filmes e livros também não passam de contos que dificilmente mostram-se real no cotidiano. É preciso entender, portanto, que para além dessas formas de se viver, existem maneiras de ser feliz, ao contrário do que os filmes mostram. Quer saber como ser feliz sozinho e ser o seu melhor amigo para todos os momentos? Continue lendo que nós discutiremos essa premissa.

Como ser feliz sozinho?

É preciso compreender o que realmente te faz feliz

No caminho de buscar a felicidade e de se tornar o seu melhor amigo, é preciso dedicar muito tempo para aprender o que efetivamente pode te fazer feliz. Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, esse processo pode ser um tanto doloroso.

Descobrir o que realmente te faz feliz te leva a perceber que algumas das coisas que faz servem somente para agradar aos outros e não possuem nada em comum com a sua felicidade. Isso pode ser um tanto assustador no início.

Nesse momento, você percebe que a sua felicidade às vezes fica em segundo plano em detrimento da felicidade dos outros. É um processo de autorreflexão. Quando se atinge a consciência daquilo que pode ou não nos fazer feliz, conseguimos nos encaixar no mundo e ter uma vida muito mais plena. Conversar consigo mesmo é um processo de crescimento constante. Ser feliz sozinho e ser seu melhor amigo implica em se conhecer plenamente.

LEIA MAIS: Procrastinar tem efeitos negativos na saúde mental e física, diz estudo!

No processo, ficar sozinho mostra-se como uma questão fundamental

Passar um tempo sozinho, embora seja visto como algo negativo por alguns, faz parte do crescimento individual. Quando estamos falando em uma escala emocional, ficar sozinho pode ser algo positivo para as pessoas, embora alguns tenham uma ideia um pouco diferente. Outro ponto importante nesse processo é que existem distinções nítidas entre sentir-se solitário e estar sozinho.

Passar um tempo sozinho implica a ideia de se conhecer melhor. Sentir-se só denota falta de amigos para compartilhar as experiências. Somente estando sozinho em algumas partes da sua vida você conseguirá ser seu próprio amigo e compreender que é possível ser feliz estando só. Vá ao cinema sozinho, caminhe sozinho, vá jantar sozinho, faça coisas sozinho. Mesmo estando em um relacionamento, tente não perder a sua individualidade.

LEIA MAIS: Como fazer o seu dia render mais? Siga essas 8 dicas de ouro!

Afaste-se um pouco das redes sociais

Hoje em dia, podemos dizer que as redes sociais mostram-se um tanto problemáticas quando pensamos nas consequências para as pessoas. Embora as redes sociais tenham funções excelentes, inevitavelmente, direta ou indiretamente, transmutam um ambiente que implica em comparação e autojulgamento. Você sempre irá se comparar com os outros. No entanto, isso é um grande equívoco.

Na realidade, as comparações acabam sendo feitas de forma completamente errônea, ignorando uma gama complexa de variáveis. Aprender a se amar e a viver sozinho é um processo difícil, e as redes sociais, infelizmente, não ajudam muito nesse processo. Comece a tirar uma folga do seu telefone, visto que excluir as redes sociais pode ser uma medida extremamente radical.

Assim, você conseguirá perceber que a felicidade mora nas coisas mais simples da vida e que você, acima de tudo, é o amigo ideal que precisa. Isso não significa deixar de ter outros amigos. Pelo contrário, somente quando nos sentimos completos conseguimos ter amizades verdadeiras porque dificilmente criaremos dependência de outros. Quando você se basta, a vida começa a melhorar.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado