Saiba como identificar um mentiroso pela boca; veja estes sinais!

Quer saber como detectar uma mentira analisando somente as expressões da boca de alguém? Confira aqui como fazer isso!

De fato, seria ótimo ter acesso a uma máquina que nos permitisse descobrir quando uma determinada pessoa está contando uma mentira. Porém, por enquanto, é improvável que essa máquina exista. Então, a partir dessa realidade, cabe aprendermos técnicas para detectar uma inverdade.

Uma das formas de detectar se alguém está mentindo ou não é observar a linguagem corporal, em especial, palavras e expressões realizadas por meio da boca. Quer saber como distinguir essas expressões e descobrir se uma pessoa está mentindo? Confira a seguir!

3 expressões com a boca que mentirosos realizam

Morder os lábios

Um indicador de estresse comum é o fato de morder os lábios, pois isso ajuda no alívio do estresse e da tensão. Segundo especialistas em análise corporal, o ato de morder os lábios é uma das formas pelas quais as pessoas relaxam quando se encontram estressadas ou mentindo. Ainda, também é possível observar as pessoas mordendo a parte inferior das bochechas em situação de estresse.

No entanto, é preciso deixar claro que as manifestações corporais precisam ser analisadas considerando o contexto do diálogo. Isso porque as expressões faciais e corporais podem variar bastante dependendo do contexto em que estão inseridas. Por isso, é fundamental analisar, também, as situações em que os sinais estão ocorrendo.

LEIA MAIS: Por que os cachorros gostam de morder mãos? Saiba como ensiná-lo a parar!

Falar com a voz aguda

Quando as pessoas estão mentindo e, consequentemente, estão nervosas, a voz delas se torna mais aguda. A voz aguda se dá devido às cordas vocais ficarem mais apertadas, fazendo com que os sons se projetem dessa forma. Nesse sentido, um estudo publicado no ano de 2012 comprova essa afirmação, pois a voz dos participantes que estavam mentindo tornou-se mais aguda conforme um diálogo mentiroso ocorria. Ou seja, a afinação da voz é uma resposta involuntária que ocorre quando as pessoas estão mentindo.

Existem também outros sinais que indicam mentiras. Segundo estudos, o mentiroso sempre irá dizer frases genéricas, como Eu sempre faço isso ou Eu já fiz isso várias vezes, deixando os detalhes de fora. Por isso, é importante sempre analisar o contexto para saber se alguém está mentindo ou não.

LEIA TAMBÉM: Entenda porque o abacaxi provoca coceira na região da boca!

Franzir os lábios

O ato de franzir os lábios é um grande sinal de que uma pessoa está tensa e provavelmente mentindo. Isso ocorre porque, conforme especialistas em análise corporal não verbal apontam, os lábios estão cheios de nervos e são altamente vasculares. Dessa forma, como o centro do controle emocional das pessoas é o cérebro, o sistema límbico os controla, sendo difícil gerenciar reações emocionais excessivas durante esses períodos. Assim, quando alguém está mentindo, automaticamente faz movimentos labiais involuntários.

É importante prestar atenção no período em que o movimento é feito, sendo antes ou depois da pessoa ser confrontada. Em suma, se você quer saber se alguém está mentindo ou não, prestar atenção na boca dessa pessoa é o primeiro passo para entender a linguagem corporal não verbal.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado