Será que você deveria reclinar o assento do avião? Entenda essa questão!
O espaço entre as poltronas do avião são sempre muito pequenas, e quando o passageiro da frente reclina, este espaço fica ainda menor.
Se você costuma viajar de avião, sabe que o espaço das poltronas é bastante limitado. Quando alguém decide reclinar a poltrona, fica difícil se mover, especialmente em viagens longas. Isso pode resultar em experiências desagradáveis para os passageiros.
Por outro lado, quem está enfrentando uma viagem longa também se sente desconfortável em permanecer com a poltrona na posição vertical, e esse desconforto aumenta quando o passageiro à frente reclina sua poltrona.
Parece ser um ciclo interminável, em que um passageiro reclina e os outros precisam fazer o mesmo para ganhar um pouco mais de espaço. No entanto, ninguém se sente verdadeiramente confortável dessa forma. O ideal seria que as poltronas tivessem mais espaço para que todos pudessem reclinar sem preocupações, mas isso só acontece nas classes mais caras do avião.
Por isso, surge sempre a dúvida: devo reclinar minha poltrona no avião? Vamos examinar alguns pontos de vista.
Devo reclinar a poltrona no avião?
Se considerarmos a questão da etiqueta, a resposta seria: não! Do ponto de vista da etiqueta, reclinar a poltrona é considerado indelicado e incomoda o passageiro que está atrás, pois ele fica sem espaço para se movimentar. Portanto, se você deseja seguir as regras de etiqueta, é melhor não reclinar.
No entanto, será que todos os passageiros irão considerar a etiqueta ao entrar no avião ou simplesmente buscarão seu próprio conforto? Isso nos leva a uma discussão mais profunda: vale a pena ser elegante durante o voo?
LEIA MAIS: YouTuber admite ter derrubado avião para ganhar visualizações e dinheiro
A realidade das viagens de avião
De acordo com uma pesquisa informal da App in the Air, a maioria dos passageiros acredita que devem reclinar suas poltronas. Segundo eles, o fato de as poltronas poderem ser reclinadas é uma funcionalidade oferecida em troca do pagamento, e se não fosse permitido, as poltronas seriam projetadas de forma fixa.
Assim, se a maioria das pessoas reclinam as poltronas no avião, como aqueles que consideram isso indelicado poderiam se mover? Torna-se difícil ficar confortável quando alguém está deitado sobre você, e, na maioria das vezes, isso se torna um ciclo.
Algumas exceções em que é aceitável reclinar a poltrona e manter a etiqueta
Em voos longos, quando você está muito cansado, tem algum problema nas costas ou está sentindo dores, não seria indelicado reclinar um pouco a poltrona. No entanto, faça isso de forma discreta e educada, conversando com o passageiro atrás de você.
Pergunte se ele se importa que você recline um pouco a poltrona. Na maioria das vezes, o passageiro atrás de você não vai se opor, por educação. Mas se ele se opuser, explique o motivo pelo qual você deseja reclinar e, se necessário, solicite ao comissário de bordo uma mudança de assento, usando a mesma justificativa.
LEIA TAMBÉM: O que realmente acontece se você não ativar o modo avião em um voo?
Tenha bom senso nessas circunstâncias:
Se você deseja reclinar sua poltrona, tenha bom senso ao considerar certas circunstâncias, pois isso pode causar transtornos ao passageiro atrás de você. Por exemplo, evite reclinar durante o serviço de refeições e bebidas no voo, quando o passageiro estiver usando um notebook, se ele estiver com uma criança no colo, for muito alto ou tiver algum problema físico.
Nesses casos, seja empático e converse com o passageiro atrás de você, combinando um momento mais adequado para reclinar a poltrona. Se não for possível encontrar uma solução, peça ao comissário de bordo para trocar de assento.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.