5 sinais de que você virou refém dos seus pensamentos

Pessoas reféns da própria imaginação podem entrar em paranoias complexas demais das quais é muito difícil sair.

Já teve algum momento da sua vida em que se viu dizendo “eu acho que estou pensando demais”? Para muitos, essa é uma realidade diária, quando há uma luta constante com pensamentos destrutivos dos quais não é possível se livrar. A seguir, confira alguns sinais de que você é refém dos seus pensamentos e veja se essa é a sua realidade.

Alguns sinais de que os seus pensamentos te controlam

Pensar é uma tarefa natural em nossas vidas, de modo que é realmente impossível deixar de pensar. Porém, isso não quer dizer que todo pensamento é válido ou faz sentido. Logo, muitas vezes estamos imersos em reflexões que apenas nos prejudicam. Para saber se esse é o seu caso, confira a seguir os principais sinais de quem pensa mais do que deveria:

Você lembra demais do passado

Algumas pessoas estão sempre remoendo os mesmos acontecimentos, embora saibamos que é impossível voltar efetivamente ao passado. Esse tipo de pensamento repetitivo é muito prejudicial e típico de pessoas que não aprenderam a controlar a própria mente.

Leia mais: Você é uma pessoa muito insegura? Estes 4 sinais indicam que SIM!

Você liga demais para o que os outros pensam

Não vamos ser hipócritas: todos nós, em algum sentido, às vezes nos vemos reféns da opinião alheia. No entanto, isso não quer dizer que devemos permitir que elas nos controlem totalmente. Quando isso acontece, certamente você começou a pensar mais do que deveria.

Você é inseguro quanto à sua aparência

Outro ponto muito comum em pessoas que pensam demais é a constante tentativa de validar sua própria beleza. No caso, essas pessoas estão sempre se sentindo cobradas por um padrão de beleza muito extremo e acham o tempo todo que todos as estão julgando.

Você se julga demais

Em concordância com o último ponto, pessoas que pensam demais possuem um alto nível de autocobrança. Isso significa que elas colocam sobre si um enorme peso de responsabilidade sobre as próprias atitudes e personalidade, o que pode ser bem prejudicial.

Leia mais: 4 atitudes para mudar a sua mente para ter sucesso

O futuro te aterroriza

Por fim, temos o principal sintoma da ansiedade como psicopatologia: o medo excessivo do futuro. Essa inquietação com o que pode acontecer, frequentemente acompanhada de pensamentos muito catastróficos, indica que você está pensando mais do que o normal.

Caso você se identifique com algum desses sintomas e se sinta muito desconfortável com eles, lembre-se de buscar ajuda profissional. É possível, por meio do tratamento adequado, reverter essa situação!

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.