5 sinais de que você está em um relacionamento possessivo
O ciúme demasiado leva à possessividade, o que é extremamente negativo.
Há quem diga que o ciúme é natural, que faz parte da natureza humana. Há outros que dizem que ele pode ser uma construção social e inventada para justificar a posse do outro. De qualquer forma, seu excesso pode levar uma pessoa ciumenta e possessiva a prejudicar a vida dos outros e a sua própria. E, em um relacionamento, isso também não é nada saudável.
Há casais que acreditam que sentir ciúmes é importante para “apimentar” a relação ou que é uma forma de mostrar ao outro que há sentimentos envolvidos. Quer seja um sinal de amor ou não, é preciso ficar atento aos sinais de possessividade no relacionamento. Portanto, continue lendo.
5 indícios de que há possessividade no relacionamento
Brigas constantes
O ciumento e possessivo vai em direção ao que se chama de ápice do problema: a briga. Desentendimentos podem surgir publicamente, no meio da rua, causando sérios problemas sociais.
Quem não conhecer o casal pode ligar imediatamente para a polícia, e o caso vai para a delegacia. Isso porque uma briga assim pode facilmente se transformar em violência física, afinal, o ciumento sempre recorre a gritos, palavrões e insultos.
Mania de perseguição
Quando uma pessoa é ciumenta e possessiva, ela pode desenvolver comportamentos maníacos e de perseguição, como, por exemplo, exigir as senhas das contas de redes sociais do parceiro, verificar suas mensagens no celular e no seu computador, e até mesmo segui-lo pessoalmente para investigar possíveis casos.
Esses comportamentos são fortes indicativos de que algo está errado no relacionamento e podem ser considerados sinais preocupantes. É possível que isso seja o resultado de jogos de manipulação que levaram a uma forma indiscriminada de posse.
É importante notar que a pessoa possessiva pode ver todas as amizades, incluindo as que ela já conhece, como negativas e absurdas.
LEIA MAIS: Prepare-se para o romance: signos que terão surpresas amorosas à vista!
Mensagens e ligações constantes
O possessivo sente a necessidade constante de fazer ligações frequentes e enviar mensagens por todos os meios possíveis para saber o que o parceiro está fazendo.
Por ser considerado até “desejável” e “engraçado” pela sociedade, esse comportamento tende a se tornar um grande problema quando deixado sem solução entre os casais. A mania pode se tornar indispensável, aumentando as chances de perca total do controle da situação.
Invasão de privacidade
Nesse tópico, a pessoa ciumenta e possessiva tende a verificar o telefone, calendário, e-mails e mensagens de redes sociais do parceiro quase o tempo todo. Isso porque a pessoa pensa que ele pode estar envolvido em algum tipo de caso.
No entanto, sempre há chances de tentar usar outras pessoas para provar sua paranoia, como familiares, amigos e pessoas do trabalho. Todas as informações tendem a ser indicativos de que o parceiro está fazendo algo errado.
LEIA MAIS: Está desconfiado(a)? Veja 4 sinais que sugerem infidelidade no seu relacionamento
Estar junto a todo o momento
Aqui está outra atitude que a sociedade, às vezes, impõe como saudável no relacionamento, mas quando se trata de pessoas possessivas, torna-se algo sério. A pessoa não tem mais tempo para si e só existe para estar com o outro.
O mundo dela se torna o dele. Por um momento, pode parecer romântico e especial, mas à medida que o relacionamento avança, descobre-se que o comportamento é, na verdade, compulsivo.
Se você se reconhece nessas atitudes ou vê essas atitudes como corretas em um relacionamento, então você é ou tem uma pessoa possessiva ao seu lado. Tome cuidado porque isso pode lhe causar problemas emocionais, psicológicos e até sociais. O ideal é procurar ajuda psicológica profissional para se livrar desses comportamentos.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.