Surpresa! A raça mais inteligente de cães não é a que você pensa, segundo estudo

Um estudo recente mostrou qual poderia ser o cão mais inteligente. Confira aqui qual é e como funcionou o estudo!

Um estudo feito recentemente decidiu testar várias raças de cães para saber qual é a mais inteligente. Nesse sentido, para conseguir coletar dados, os pesquisadores submeteram cães de distintas raças a uma bateria de testes com a finalidade de apontar qual é a raça canina mais eficiente e capaz em termos cognitivos.

Ao contrário do que muitos imaginavam, a raça que ficou na segunda posição foi a Border Collie, raça de cão que se destaca fortemente em muitos assuntos que abordam a inteligência canina. No entanto, o primeiro lugar dessa disputa ficou com o Pastor-Belga-Malinois. Quer saber mais sobre esse estudo e sobre a raça de cão mais inteligente? Continue lendo e confira aqui!

Como se avalia a inteligência de um cão?

Em suma, podemos dizer que fazer a avaliação da inteligência de um cão é algo bem complicado, visto que a inteligência por si só não é singular, existindo diversas formas. Nesse sentido, para tentar representar de uma forma mais eficiente os talentos cognitivos dos cães, o estudo testou 1002 cachorros por meio do teste de cognição smartDOG.

Esse teste possui como premissa básica analisar a capacidade que um cachorro possui na solução de problemas e construção de estratégias, controle dos impulsos, capacidade de interpretar movimentos humanos, a capacidade de conseguir copiar alguns comportamentos humanos e, por fim, a memória do cão.

LEIA MAIS: Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo? Entenda se é normal ou um problema!

O que os estudos conseguiram identificar em relação à sua proposta?

Inicialmente, é importante destacar que o estudo apontou que existem muitas diferenças nas raças de cães devido aos resultados do teste. Conforme os pesquisadores, a maioria das raças tinha seus pontos fortes e, consequentemente, seus pontos fracos. Um dos exemplos concedidos foi do Labrador Retriever que é excepcional na leitura dos gestos feitos por seres humanos.

No entanto, quando o teste se tratava de resolver problemas, a raça mostrou um desempenho baixo em comparação com as demais. Em contrapartida, existem raças que conseguiram pontuar de maneira uniforme em várias etapas dos testes, sendo esse o caso do Pastor-de-shetland. No final das contas, todo mundo acreditava que os Border Collies iriam obter a pontuação máxima do teste. No entanto, o Pastor-Belga-Malinois conseguiu reverter esse quadro conseguindo uma pontuação muito satisfatória, ocupando o primeiro lugar.

Pastor-belga-malinois

LEIA TAMBÉM: Cachorro entediado em casa? Experimente essas 6 brincadeiras divertidas!

O que os pesquisadores concluíram com o fim do estudo?

Em suma, podemos dizer que os pesquisadores acabaram concluindo com o estudo que, embora o Pastor-Belga-Malinois tenha ocupado a posição de primeiro lugar como cão mais inteligente, isso não significa que os outros não são.

Na realidade, conforme apontam os resultados dos testes, a raça pode explicar certas forças cognitivas que se mostram como padrões, como o fato dos cães de pastoreio e retrievers obterem notas altas em tarefas ligadas diretamente ao comportamento dirigido por seres humanos.

Porém, incongruências também foram destacadas. O finlandês Lapphund não se saiu muito bem em alguns testes relacionados a tarefas dirigidas por seres humanos, embora seja uma raça que lida com pastoreio diretamente.

Por fim, vale salientar que o estudo indica que os cães investigados na pesquisa não contemplam toda a diversidade da população canina e que os dados não podem ser interpretados como algo universal.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado