Transferências via DOC e TEC já têm data para acabar?

De acordo com a Febraban, a extinção dos serviços está relacionada ao custo/benefício para os clientes.

A Febraban, que representa os bancos brasileiros, anunciou que a partir de 29 de fevereiro de 2024, os bancos associados deixarão de oferecer as transferências via DOC e TEC para pessoas físicas e jurídicas. A medida é uma resposta à queda da utilização desses serviços nos últimos anos, especialmente após o lançamento do PIX, em 2020.

Atualmente, o valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. No entanto, não foram anunciadas mudanças nas operações de Transferência Eletrônica Direta (TED), que continuarão disponíveis aos clientes.

Data limite para o fim das operações

As ofertas dos serviços de transferências via DOC ou TEC aos clientes podem acontecer até às 22h do dia 15 de janeiro de 2024. Os clientes ainda poderão agendar o envio do DOC, ou TEC para até 29 de fevereiro de 2024. Os bancos encerrarão os sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC no dia 29. De acordo com a Febraban, a extinção dos serviços está relacionada ao custo/benefício na visão clientes.

O PIX, por ser gratuito e instantâneo, tem sido a preferência dos clientes, fazendo com que tanto a TEC quanto o DOC deixem de ser a primeira opção Um levantamento da Febraban mostra que o DOC não configura nem entre os principais meios de pagamento usados no ano passado. O PIX liderou a lista como a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões de operações realizadas, seguido pelos cartões de crédito, que totalizaram 18,2 bilhões de operações, e pelos cartões de débito, com 15,6 bilhões de operações.

LEIA MAIS:

Boletos registraram 4 bilhões de operações, as transferências via TED tiveram 1,01 bilhão de operações, e cheques somaram 202,8 milhões de operações. As transações via DOC foram 59 milhões, apenas 3,7% do total. Com o fim do DOC e TEC, os clientes poderão utilizar o PIX ou a TED para fazer transferências bancárias.

Meio de pagamentos alternativos

A TED é uma opção para transferências de valores mais altos, pois não há um valor máximo definido para as transações, e é efetuada no mesmo dia em que é dada a ordem de transferência pelo banco. Já o PIX é uma opção mais ágil e gratuita, que permite a transferência de valores de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Assim, a descontinuação do DOC e TEC pelos bancos associados à Febraban é uma resposta à queda da utilização desses serviços nos últimos anos, em detrimento de opções mais ágeis e eficientes, como o PIX e a TED. Os clientes ainda terão até o final de fevereiro de 2024 para utilizar esses serviços, mas a partir de então, terão que recorrer a outras opções disponíveis no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do  Lê Mundo ! Basta  clicar aqui  e selecionar “ ✩ Seguir ” para receber novas informações do portal direto no seu celular

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.