Como a sua casa pode afetar a sua saúde mental?

Manter a organização externa, no ambiente em que você mora, pode ser fundamental para sua saúde e bem-estar.

A rotina de cuidar da casa pode ser bastante desgastante. No entanto, manter o seu lar organizado continua sendo a melhor opção para preservar o bem-estar e a saúde. É exatamente isso que demonstrou um estudo recente que investigou os impactos de um ambiente desorganizado na saúde mental. Vamos entender melhor essa relação a seguir.

A conexão entre saúde mental e a organização da casa

Conforme um estudo publicado na Revista Científica Personality and Social Psychology Bulletin, existe, de fato, uma relação entre a sua saúde mental e a sua rotina de organização. Mais especificamente, um ambiente desorganizado pode intensificar os sintomas de distúrbios mentais, como ansiedade ou depressão.

Isso ocorre porque um espaço bagunçado é visualmente perturbador, o que significa que nos sentimos inquietos em locais desse tipo. Nesse sentido, o acúmulo de sujeira ou de tarefas por fazer pode ser um gatilho poderoso para agravar o desconforto comum em pessoas que enfrentam essas condições médicas.

Além disso, vale destacar que um ambiente caótico oferece muitos pontos de distração. Afinal, não importa para onde você olhe, sempre encontrará algo que precisa ser feito com certa urgência, mas que ainda não foi concluído. Isso aumenta ainda mais a ansiedade, o que pode resultar em procrastinação e, como resultado, criar um ciclo vicioso.

Leia mais: Você coloca a Air Fryer no lugar certo da sua cozinha? Descubra

Como a organização pode ser benéfica

Você já percebeu que um dos primeiros sinais de que alguém está enfrentando uma depressão grave é a desorganização ao seu redor? Isso acontece porque a pessoa pode não ter energia para realizar as tarefas diárias. Isso, com o tempo, pode se transformar em um problema maior, pois, como mencionamos anteriormente, a bagunça não apenas é um sintoma, mas também piora o estado de depressão.

Portanto, juntamente com a terapia medicamentosa e a psicoterapia, manter uma rotina de organização em pequenos passos pode ser muito útil para a saúde mental. Isso ocorre porque um paciente em um estado depressivo sentirá satisfação ao ver que conseguiu realizar essas tarefas e, como resultado, estará mais inclinado a continuá-las.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.