As cinco traições mais famosas e marcantes da literatura

A arte imita a vida, e estes livros resolveram retratar uma das maiores dores que podem acontecer em um relacionamento: a traição.

A literatura, assim como toda expressão de arte, costuma imitar a vida. E um sentimento doloroso que quase todo mundo passa durante a vida é a traição. Não falamos apenas em traição amorosa, afinal, qualquer relação pode resultar em traição.

Acontece que existem muitos livros que giram em torno deste assunto, ou que pelo menos possuem uma passagem sobre isso, que chama a atenção dos leitores e é capaz de marcá-los por muito tempo.

Clássicos da literatura atravessaram décadas, marcando traições entre personagens na mente de gerações. Muitas dessas leituras são cobradas no vestibular, então é bastante importante você conhecer esses eventos.

Hoje trouxemos um compilado das traições mais conhecidas da literatura. Qual delas te deixa mais intrigado?

Traições que fizeram história

Dom Casmurro – Machado de Assis

O primeiro livro não podia ser outro! Dom Casmurro ocupa até hoje um espaço na cabeça de cada leitor, pois deixa em aberto a resposta para o seguinte questionamento: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Como o livro é narrado pelo ponto de vista de Bentinho, e Machado de Assis nunca revelou a verdade, teremos que conviver para sempre com esta dúvida. Mas pelo menos temos essa obra-prima como a mais famosa traição da literatura brasileira.

Leia mais: Kokedama: a arte japonesa de transformar plantas em esculturas vivas

Anna Kariênina – Liev Tolstói

Neste clássico russo, onde são abordados os temas de família, lealdade, traição e o sentido da vida, podemos acompanhar o drama de Anna Kariênina, que se apaixona por um oficial do exército, mesmo sendo casada.

Úrsula – Maria Firmino dos Reis

Um livro muito importante para a história de pessoas negras no Brasil, já que ele é o primeiro livro escrito por uma mulher negra no Brasil após a abolição da escravidão no país. Além do tema de traição, ele também aborda o machismo, a violência e a escravidão.

Leia mais: A relevância do signo lunar: compreenda o que é e o impacto que exerce sobre nós

Madame Bovary – Gustave Flaubert

Aqui podemos acompanhar a história de Emma Bovary, que possui vários amantes, mas acaba entrando em depressão após se decepcionar com eles, além de entrar em uma grande dívida.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico saudosa lembrança estas memórias póstumas”. É de Machado de Assis a frase mais famosa da literatura brasileira, e ela vem deste livro, que também possui uma traição famosa.

Aqui podemos acompanhar a história de Brás Cubas, que vive uma vida de incertezas e acaba fazendo parte de um triângulo amoroso. Ele relembra tudo em suas memórias póstumas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.