As 5 línguas mais antigas do mundo que sobrevivem até hoje

Temos mais de 7 mil idiomas sendo falados ao redor do mundo, alguns deles são muito antigos e outros estão desaparecendo.

O ser humano foi evoluindo através do tempo, e parece até um milagre essa espécie ter sobrevivido há tantas coisas. Dentre as mais diversas habilidades, a fala foi desenvolvida há 50 mil anos, antes disso é bem provável que só emitiam sons de “as”.

Muitas das primeiras línguas caíram em desuso, mas atualmente temos mais de 7 mil línguas faladas em todo o mundo, sendo que 900 delas estão em perigo de extinção devido à sua idade e uso.

Por que estas línguas estão desaparecendo?

As conquistas antigas de territórios costumavam implementar novos costumes aos povos nativos, incluindo um novo idioma. Nisso, muitas culturas passaram a morrer, com exceção de algumas poucas pessoas que resistiram e foram passando adiante alguns costumes.

Estudiosos que buscavam entender melhor a língua e se tornaram bilíngues também conseguiram eternizar alguns idiomas, fazendo traduções e eternizando-os por meio da escrita em algumas regiões.

LEIA MAIS: Idiomas mais difíceis para brasileiros aprenderem – Veja 4 desafiadores!

Como cada canto do planeta evoluiu de forma diferente, algumas culturas não utilizavam a escrita, e por isso não se tiveram registros do idioma. Entre as línguas que já foram mortas podemos citar o grego antigo, o velho nórdico, o hebraico bíblico e o copta, que era a língua dos cristãos egípticos.

No entanto, algumas línguas antigas ainda sobrevivem! Veja os mais antigos idiomas que ainda sobrevivem no mundo.

Egípcio

Com mais de 4 mil anos de existência, o idioma já passou por muitas variações, o egípcio antigo, o médio, o tardio e o alfabeto copta, que é a sua última fase. Sua evolução foi acontecendo e sendo adotada por cerimônias religiosas, principalmente pela elite social.

Hoje, na região, se fala o árabe egípcio, mas podemos notar diversas variações da língua gravadas em túmulos, templos, objetos e artefatos históricos.

LEIA MAIS: As 7 leis mais estranhas da misteriosa Coreia do Norte

Hebraico

Idioma de 3 mil anos, utilizado por judeus, e que possui raízes bíblicas. Durante o Holocausto, houve uma tentativa de erradicar o idioma, mas a população ainda o fala. Em Israel, o hebraico moderno é amplamente usado e é o idioma principal da maioria das pessoas.

Para quem estuda textos antigos, ter conhecimento dessa língua é muito importante.

Tamil

Com mais de 2.300 anos, o idioma falado em regiões da Índia traz uma riquíssima cultura clássica de arte com ele. Existem obras literárias de 350 anos a.C. escritas nesta língua, o que é um grande patrimônio para os estudiosos.

Coreano

Hoje mais de 75 milhões de pessoas falam coreano, no entanto, a língua possui cerca de 2.100 anos. Como uma língua única, sem descender de nenhuma outra, nem mesmo em características, isso é bem impressionante.

Existem inscrições na língua que datam do século IV, além de lendas da região escritas por um monge e gravuras no idioma. O coreano é bem expressivo, e é bem interessante como transmite as emoções através da pronúncia.

LEIA MAIS: Os seis nomes de bebês mais esquisitos do Brasil! Você não vai acreditar na lista

Chinês

O chinês, que possui 6 mil anos de existência, é a língua escrita mais antiga do mundo. Cerca de 1,4 bilhão de pessoas falam chinês atualmente. A primeira forma de escrita do chinês remonta a 3.600 anos atrás, registrada em ossos de animais da dinastia Shang.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.