As rosas falam? Cientistas gravam os sons que as plantas emitem; escute!

Estudo revela que plantas emitem sinais sonoros em situações de estresse hídrico

As plantas sempre foram objetos de estudo fascinantes para os cientistas, e recentemente uma descoberta surpreendente chamou a atenção de muitos pesquisadores: as plantas podem “falar”. Isso mesmo, um estudo revelou que as plantas emitem sons em situações de estresse, como quando estão desidratadas.

Uma equipe de investigadores da Universidade de Tel Aviv mostrou que plantas de tomate e tabaco, entre outras, emitem sons suficientemente altos para outros seres vivos ouvirem. As descobertas mostram o mundo acústico das plantas, que passa despercebido pelo ouvido humano.

As plantas não só conseguem escutar o ambiente, como também se comunicam

As plantas são organismos “sésseis”. Não podem fugir de fatores de estresse como os herbívoros ou a seca. Por isso, desenvolveram respostas bioquímicas complexas em resposta a estímulos ambientais.

Em 2019, pesquisadores mostraram que o zumbido das abelhas pode induzir as plantas a produzirem um néctar mais doce. Outros estudos mostraram que o ruído produzido por uma planta florida na família da mostarda pode desencadear uma resposta à seca.

Agora, um grupo de pesquisadores liderados por Lilach Hadany, responsável pelo estudo do néctar de abelhas, registrou sons aéreos produzidos por plantas de tomate, tabaco e cinco outras espécies (videira, urtiga, cacto, milho e trigo). Esses sons eram ultrassônicos, na gama de 20-100 kilo-hertz, portanto, não podiam ser detectados pelos ouvidos humanos.

Plantas estressadas “conversam” mais

Para realizar a investigação, pesquisadores colocaram microfones a 10 cm dos caules de plantas que estavam desidratadas ou que tinham sido cortadas perto do solo. Em seguida, compararam com os sons gravados das plantas sem estresse, bem como vasos vazios, e descobriram que plantas estressadas emitem significativamente mais sons do que as plantas sem estresse.

Os microfones captaram um som que aumentava na mesma proporção que o estresse hídrico se intensificava. O som emitido pelas plantas tem um alcance de 3-5 metros, sugerindo uma comunicação à longa distância.

Mas de onde vem o som? Os resultados deste interessante estudo (https://www.cell.com/cell/fulltext/S0092-8674(23)00262-3) sugerem que a “cavitação” pode ser, pelo menos parcialmente, responsável pelos sons. A cavitação é o processo através do qual as bolhas de ar se expandem e estouram dentro do tecido condutor de água de uma planta, o xilema.

No vídeo abaixo você pode conferir alguns dos sons emitidos pelas plantas:

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.