As suas plantas estão se afogando? Aprenda a identificar 6 sinais de rega excessiva!
Embora necessitem de água para viver, regar de mais suas plantinhas pode acabar com elas! Veja se você está errando na quantidade de água.
Ter plantas em casa revigora o ambiente, conferindo mais leveza e beleza. Contudo, há pessoas que simplesmente não conseguem mantê-las vivas por muito tempo. Eu já fui uma dessas pessoas, e é doloroso ver as plantas preferidas definhando sem saber o que fazer.
Quando comecei a entender o funcionamento das plantas, percebi que os maiores erros que cometia estavam relacionados à rega. Ou eu regava demais as plantas que não necessitavam de tanta água, ou de menos aquelas que precisavam de uma quantidade generosa.
Também errava no horário das regas, o que fazia com que as plantas não suportassem tanto descaso. Mas esse tempo já passou! Hoje estou aqui para lhe contar sobre os sinais que as plantas dão quando estão sendo regadas em excesso, para que você não tenha que lidar novamente com esse sentimento de perda.
Ela está cheia de mosquitos de fungos
Nas plantas internas, você perceberá pequenos mosquitos de fungo voando ao redor. Isso, evidentemente, não é normal! Esses insetos preferem ambientes úmidos, e se eles estão presentes, é porque o solo da sua planta está demasiadamente molhado. Portanto, pare de regar tanto!
LEIA MAIS: Flor da Fortuna: veja dicas para plantar e o significado de cada cor
Ela está murchando
Geralmente, quando regamos uma planta que precisa de água, ela se revitaliza e volta a ficar ereta. No entanto, se você acabou de regar e percebe que ela está mais murcha, pode ter certeza de que regou demais, ou em um momento em que ela não estava necessitando de água.
Suas folhas estão amareladas e moles
Este é um sinal claro de que você está regando sua planta em excesso. A cor amarelada pode surgir quando elas estão com falta de água também, mas a consistência mole indica que o problema, neste caso, é o excesso.
A raiz dela está podre
Não conseguimos visualizar as raízes das plantas, e infelizmente só percebemos que elas estão podres quando escurecem e rompem. Se você notar que os caules da sua planta começaram a ficar escuros e moles, pare imediatamente de regar.
Ela não está crescendo
Quando as raízes estão excessivamente úmidas, podem não conseguir se desenvolver, devido ao acúmulo de patógenos que impedem as condições ideais. Assim, se você observar que não há desenvolvimento em sua planta, pare de regar em excesso.
LEIA TAMBÉM: 4 coisas que você faz e acabam com a sua geladeira
Dica para não errar na água
Para saber se sua planta precisa ou não de água, insira o dedo na terra e verifique a umidade. Se o dedo sair seco, ela precisa de água; se sair úmido, talvez seja uma boa ideia esperar.
Essa técnica permite verificar o solo mais profundamente, já que superficialmente ele pode parecer seco, mas próximo às raízes ele ainda está úmido. Identifique também a quantidade de rega que sua planta necessita, pois algumas gostam de solo bem úmido, enquanto outras preferem o solo mais seco.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.