Quais são os melhores exercícios para idosos e quanto tempo praticá-los?
Melhorando a saúde em alguns passos!
Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam quais são as melhores atividades físicas para idosos e o tempo médio indicado para cada intensidade de exercício.
Atividade física é fundamental para saúde de pessoas idosas
O envelhecimento da população brasileira já pode ser verificado a partir do aumento na quantidade de pessoas com 65 anos ou mais.
No entanto, se antes era comum encontrar pessoas idosas com comportamento sedentário, hoje há diversos esforços visando conscientizar essa parcela da população para prática de exercícios físicos.
Conforme a OMS, a atividade física é extremamente importante para pessoas em todas as idades, mas com a população idosa ela adquire ainda mais importância.
Isso porque, o hábito de colocar o corpo em movimento está associado à diminuição do risco de diferentes doenças e problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e câncer.
No mesmo sentido, o estímulo para idosos praticarem atividades físicas também contribui para reduzir a quantidade de gordura corporal e melhorar a saúde óssea visando reduzir quedas.
LEIA MAIS: 4 duplas de alimentos que você não deve armazenar juntos!
Melhores atividades físicas para idosos e quantidade de tempo indicada
Assim como outros grupos, de crianças, jovens e adultos, os idosos também devem observar uma quantidade de tempo mínima recomendada pela OMS para manutenção da saúde.
A recomendação é que sejam praticados 150 a 300 minutos de atividades físicas aeróbicas com intensidade moderada. Para exercícios aeróbicos de grande intensidade, são necessários 75 a 150 minutos.
No entanto, com acompanhamento profissional, é possível combinar as intensidades dos exercícios para a saúde corporal ficar em dia.
LEIA TAMBÉM: Alimentos que podem ficar fora da geladeira sem estragar
Por outro lado, quando se fala em melhores atividades físicas para idosos, o recomendado é que os exercícios tenham programas de fortalecimento muscular, com treinamentos de força e equilíbrio funcional.
Portanto, recomenda-se para pessoas idosas as seguintes atividades:
- Musculação
- Hidroginástica
- Pilates
- Yoga
- Aeróbicos (esteira, bicicleta, entre outros)
- Caminhadas
Por fim, as atividades recomendadas para idosos trabalham o corpo e grandes grupos musculares, o que contribui para reduzir perda óssea, melhora das funções cognitivas e da saúde em geral.
Além disso, para idosos com comportamento sedentário, indica-se começar os exercícios com poucos minutos por dia e realizar o aumento gradual da frequência e intensidade das atividades.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.