Tomar banho depois de comer faz mal: verdade ou mito? Descubra!

Saiba se essa prática deve ser mesmo evitada ou não.

Todo mundo, pelo menos em alguma vez na vida, já ouviu a mãe ou a avó falar que tomar banho depois de comer pode fazer muito mal. E que, por isso, só pode se banhar depois de ter dado um certo tempo após a refeição.

Deste modo, certamente você já deve ter se questionado: será que isso realmente é verdade ou não passa de apenas um mito popular?

Portanto, no artigo de hoje, nós vamos te contar se, de fato, essa afirmação tem respaldo científico ou não. Confira a seguir!

Então, tomar banho depois de comer faz mal mesmo ou não tem nada a ver?

Apesar de parecer uma forte lenda que foi passada de geração para geração, a verdade é que as nossas mães e avós sempre estiveram certas. Acontece que o banho influencia diretamente no nosso sistema nervoso autônomo que, consequentemente, afeta no nosso processo digestivo.

LEIA MAIS: Insônia x Idade: Por que as pessoas não dormem bem ao envelhecer?

Sendo assim, principalmente em se tratando de refeições pesadas e bem gordurosas, o banho depois de comer pode favorecer uma má digestão. Isto porque, depois de ter feito as refeições, o nosso corpo dá prioridade para que o processo de digestão seja concluído da melhor forma possível.

Portanto, todo o seu foco fica voltado para que os alimentos sejam bem digeridos e absorvidos. Com isso, o sistema nervoso autônomo é ativado através de uma via entérica, com a finalidade de estimular a produção de hormônios e adaptar o volume de sangue para o processo digestivo.

Logo, quando o nosso corpo sofre uma mudança de temperatura durante a digestão, o sistema nervoso autônomo deixa de priorizar o processo digestivo e começa a trabalhar para que a temperatura corporal fique regulada.

Podendo, inclusive, gerar diversos sintomas, tais como: sensação de empachamento, gases, estufamentos e desconfortos estomacais.

Quais são os efeitos mais graves do banho depois das refeições?

Além da má digestão, o banho depois de comer também pode provocar choque térmico e estimular a síncope cardiorrespiratória, um acontecimento que pode levar à diminuição repentina da circulação sanguínea no cérebro, podendo gerar um desmaio súbito.

Sendo assim, o melhor é esperar no mínimo 30 minutos depois da refeição para tomar um banho e ficar longe de todos esses riscos.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado